GERAÇÃO DE RENDA

   Minimizar
 
Os projetos comunitários de geração de renda promovidos pela Veracel só se tornaram possíveis a partir do diálogo construtivo entre a iniciativa privada, o poder público e a sociedade, em um movimento consciente na busca por soluções que visam o desenvolvimento sustentável. Conheça alguns deles:

O Programa Manejo Conservacionista da Piaçava pesquisa metodologias adequadas para o manejo sustentável da piaçava na comunidade de Ponto Central. O projeto envolve diretamente 22 piaçaveiros de Ponto Central e, indiretamente, suas famílias.

O Programa Piaçava Sustentável e Biodiversidade capacita os moradores da comunidade de Ponto Central para o uso da piaçava como matéria-prima de produtos de artesanato e dá suporte aos negócios
criados e estimulados pelo projeto; envolve diretamente cerca de 30 mulheres de Ponto Central e, indiretamente, suas famílias.

O Projeto de Apicultura visa à geração de emprego e renda através do desenvolvimento e da profissionalização da atividade apícola. A Veracel incentiva a produção de mel em áreas de Reserva Legal em parceria com outras 25 instituições públicas e privadas em todo o extremo sul baiano. O projeto beneficia diretamente 240 apicultores de dez municípios
do estado da Bahia.

Criadas em localidades da área de abrangência da Veracel, as Redes Sociais têm o objetivo de estreitar o relacionamento e o diálogo entre a empresa e comunidades locais. Através das Redes são desenvolvidos projetos, que consideram as potencialidade de cada comunidade. Existem sete Redes Sociais, das quais três já estão com projetos em funcionamento, beneficiando diretamente cerca de 130 famílias. As demais Redes estão em processo de estruturação de outros projetos, que deverão beneficiar mais de 120 famílias.

Outros projetos vêm sendo desenvolvidos na região, como o Agrovida, um projeto pioneiro que aproveita as áreas de recuo do plantio de eucalipto próximo à comunidades, a exemplo de Ponto Central. Essas áreas são cercadas e preparadas para o início do plantio de alimentos pelas famílias inscritas no projeto. Nesta perspectiva, o Agrovida contribui para:

- Estimular a organização comunitária - Associações e/ou Cooperativas e a melhoria das relações comunitárias;
- Oferecer capacitação técnica para agricultores objetivando a produção de gêneros agrícolas;
- Contribuir para a implantação de um sistema de produção coletiva, que gere renda;
- Apoiar a comercialização dos produtos.

Meio Ambiente

Programas de proteção à mata nativa, projetos de pesquisa e educação ambiental desenvolvidos na região
de operações da Veracel



SAÚDE E SEGURANÇA

Ações para promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho

EDUCAÇÃO

A Veracel dá apoio a projetos de incentivo à educação infantil e às comunidades indígenas

Code Psn Gratuit Pirater un compte facebook gratuit xbox live gratuit clash of clans gemmes gratuites