VOCÊ ESTÁ EM: Imprensa / Notícias

Notícias

   Minimizar
15.05.2012 | Veracel e Sesi realizam o primeiro Cozinha Brasil para uma comunidade indígena
Tradições culturais aliadas à uma alimentação de qualidade. Essas foram as questões que marcaram a passagem do programa Cozinha Brasil, pela primeira vez em uma comunidade indígena, de 08 a 11 de maio, na aldeia indigena Pataxó de Coroa Vermelha.

Durante o evento, a comunidade indígena teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre hábitos alimentares saudáveis e de baixo custo.

 

Para o cacique Aruã da aldeia Pataxo de Coroa Vermelha, esta oportunidade é resultado do empenho das lideranças em fazer parcerias que contribuam para o desenvolvimento do coletivo.  De acordo com Arapatí, vice-cacique, esta foi uma grande oportunidade para todos. “Diversos moradores de nossa aldeia fizeram questão de participar deste curso. Porque todo aprendizado é muito bem vindo”, destacou.

 

Durante quatro dias, mesmo nos dias de chuva forte, os moradores da aldeia lotaram as três turmas do curso e receberam orientações sobre manuseio, armazenamento, conservação e melhor aproveitamento dos alimentos e hábitos de higiene. Para a nutricionista do SESI, Maria de Loudes da Silva Neta, o intercâmbio de conhecimentos esteve presente em todo o curso, e por ser em uma aldeia indigena, as atividades foram especialmente preparadas para eles. “Busquei focar em receitas que tivessem alimentos que fazem parte do dia a dia destas pessoas. Sei que aqui eles utilizam muito a mandioca, a abóbora e o quiabo, por isso ensinei como aliar questões culturais a uma alimentação de qualidade”, relatou a nutricionista.

 

Para Lucimara Santos de Souza (Jandaia) as novas informações foram muito bem vindas para ela e para toda a família. “Nossa alimentação vem de berço. As receitas que eu sei, aprendi com meus pais que aprenderam com meus avós. Mas, as informações que aprendi aqui serão utilizadas no meu dia a dia, e vou ensinar tudo isso para meus filhos”.

 

Ainda nesse mesmo sentido, Camila Florêncio do Espírito Santo, moradora da aldeia que trabalha como voluntária na Pastoral da Criança da aréa indigena de Coroa Vermelha, acredita que essas orientações não serão utilizadas apenas em casa. “Trabalho na Pastoral da Criança, e sei de muitas crianças com desnutrição ou obesidade, nessa região. Tudo que aprendi aqui vou passar para as mães dessas crianças. Unindo estas informações sobre uma alimentação mais saudavél com a nossa técnica de trabalho, tenho certeza que esse quadro vai mudar”, declarou com entusiasmo.

 

Em 2012, o programa já passou em três municipios da região, atendendo a mais de 360 moradores, do distrito de Monte Pascoal (Itabela), Aldeia Indígena de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália) e  distrito de Barrolândia  (Belmonte). É o terceiro ano consecutivo que a Veracel traz este programa do Sesi ao Sul e Extremo Sul da Bahia, formando mais de 2500 pessoas, com apoio das prefeituras locais e comunidades.

 


Hábitos seguros na Cozinha

 

Além de informações sobre hábitos saudáveis, os participantes do programa também foram orientados sobre procedimentos de segurança com o gás de cozinha dentro de casa. O técnico de segurança da Brasilgás, Marcos Vinicius de Souza Oliveira, abordou questões relacionadas ao procedimento básico de segurança, como cuidados com registro, mangueira e suas datas de validade, assim como deve ser feito o armazenamento e manuseio do gás nas residências. “Aqui em Coroa Vermelha, as pessoas foram bastante participativas, fazendo perguntas relevantes e apresentando suas próprias experiências. Tenho certeza que consegui sanar todas as dúvidas e mostrar a importância de hábitos seguros com o gás de cozinha”, afirma Marcus Vinicius.

Últimas

Os interessados devem cadastrar o currículo aqui no site, até o dia 28/07/2014.
Os interessados devem cadastrar o currículo aqui no site, até o dia 21/07/2014.
O registro aconteceu durante o mês de junho, na RPPN Estação Veracel, e trata-se de um falcão raro conhecido como Falcão Críptico (Micrastur mintoni).

Podcasts

Faça o download e ouça no seu computador os programas em
áudio produzidos pela Veracel


Reportagens

Confira matérias especiais sobre nossas operações produzidas pela Assessoria de Comunicação da Veracel


Vídeos

Acesse nosso canal de vídeos no Youtube e assista a reportagens sobre
a empresa veiculadas na televisão


Code Psn Gratuit