Notícias

Imprensa regional visita a Veracel

fotoNo último dia 7 de junho, 36 profissionais da imprensa regional visitaram as instalações da Veracel Celulose, em Eunápolis. O encontro reuniu comunicadores de rádio, jornal e internet sediados em Eunápolis, Porto Seguro, Belmonte e Canavieiras. Os visitantes assistiram a uma apresentação feita pela equipe de comunicação e, em seguida, conheceram a fábrica e uma área de recuperação ambiental da empresa.

A visita marcou a Semana de Meio Ambiente na empresa. Na oportunidade, além de receberem informações gerais sobre a Veracel, os comunicadores conheceram uma das áreas do Programa Mata Atlântica, responsável pela recuperação e preservação de mais de 85 mil hectares de florestas nativas.

Como parte deste programa, a Veracel recupera, anualmente, 400 hectares de mata nativa. Além disso, a empresa mantém a Estação Veracel, maior reserva particular de mata atlântica do Brasil, com 6.069 hectares, localizada em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Já foram identificadas na Estação Veracel cerca de 300 diferentes espécies de árvores e 400 espécies de vertebrados, incluindo algumas ameaçadas de extinção.

A atenção dedicada pela Veracel ao meio ambiente lhe valeu reconhecimentos importantes como as certificações ISO 14001, que atesta a adequação das práticas ambientais adotadas pela empresa em seus processos de produção, colheita e transporte de eucalipto, e Cerflor, que reconhecem o plano de manejo da empresa como economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta.

Processo industrial

Os comunicadores também obtiveram informações e conheceram parte dos processos de controle ambiental empregados na unidade industrial, o que a coloca como uma das mais modernas e ambientalmente sustentáveis do setor em todo o mundo.

As tecnologias empregadas na fábrica permitem um eficiente controle e redução das emissões de resíduos tanto na água, quanto no solo e no ar. Isso se deve ao alto índice de reaproveitamento dos químicos utilizados durante a fabricação da celulose e, ainda, ao eficiente processo de tratamento de resíduos sólidos, que gera produtos utilizados como fertilizantes por vários produtores agrícolas da região.

<< VOLTAR