
Manifestação em Barrolândia altera rotina nas operações da Veracel Celulose - 22.04.10
Desde a noite de ontem (21/4), os moradores do distrito de Barrolândia, a 17 km da fábrica da Veracel Celulose, no Extremo Sul da Bahia, interditaram a rodovia BA-275 que liga Eunápolis, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Itapebi. Segundo representantes dos manifestantes, trata-se de um protesto contra a recente análise dos limites territoriais feita pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) que transfere Barrolândia do município de Belmonte para o de Santa Cruz Cabrália. O grupo está empenhado em defender a emancipação política do distrito.
Assim como afeta toda a comunidade e demais setores da economia regional, ferindo o direito de ir e vir dos cidadãos, a interdição altera a rotina da logística da empresa que utiliza a rodovia para transporte de pessoas e cargas. Isso forçou a adoção de rotas alternativas, garantindo a segurança de seus colaboradores e de seu patrimônio. No entanto, ficaram prejudicados os colaboradores residentes no distrito que não conseguiram chegar para o trabalho.
Diante desta realidade, a Veracel se considera parte interessada na liberação da pista, buscando diálogo com representantes dos moradores e aguardando das autoridades uma solução pacífica para a situação. No tocante às questões territoriais dos municípios, como a empresa não tem qualquer gestão sobre este assunto, manterá imparcialidade, acreditando que o bem comum e o desenvolvimento sustentável pautarão as discussões entre sociedade e os órgãos competentes nessa negociação.