INVESTIR EM EDUCAÇÃO É melhorar a qualidadE de vida

Acreditamos que investir em educação atende ao interesse difuso da sociedade por melhores condições de vida. A formação profissional e a capacitação empresarial fortalecem esse conceito e ampliam as condições de geração de renda, empregabilidade e de saúde econômica da nossa região.

A Veracel apoia as escolas indígenas com materiais escolares para os alunos matriculados desde 2009. Atualmente, o programa atende 4.767 alunos e 242 professores. Isso representa 100% dos alunos matriculados, independente da sua idade, inclusive contemplando o EJA (Educação de Jovens e Adultos), dentro das 32 aldeias indígenas das etnias Pataxó (29) e Tupinambá (3) presentes no território onde atuamos.

Programa de escolas indígenas atende

5000 alunos e professores

Parcerias em nível superior

 

A chegada de instituições de ensino superior na Costa do Descobrimento, como a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), trouxe novas perspectivas para a formação de profissionais e condução de pesquisas acadêmicas. O mais recente investimento da empresa na UFSB foi a estruturação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil, a partir do convênio de R$ 5,1 milhões, em função de projeto para a agricultura familiar.

 

Para profissionais que atuam na região Sul e Extremo Sul da Bahia, em 2019, apoiamos mais uma edição do curso de mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Desta vez, as aulas são realizadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel. A parceira é com a Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, vinculada ao Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) de Nazaré Paulista/SP.

Capacitação pela proteção da criança e adolescência

 

Em outra linha de atuação, visando evitar a impunidade dos agressores e a revitimização da criança ou jovem vítima de violência, abuso ou exploração sexual, oferecemos a capacitação dos profissionais das áreas de educação, saúde, de segurança pública e do judiciário na região. Por meio da metodologia da ONG Childhood Brasil, em 2019, o projeto foi desenvolvido em Belmonte, como já havia sido feito nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis. As capacitações tiveram 454 participantes desde o início do projeto e cerca de 5.400 indiretos.

 

 

 

Protagonismo social e comunidade fortalecida

 

Buscando desenvolver o empreendedorismo de associações comunitárias da região e a sustentabilidade de projetos, a Veracel firmou parceria com o programa Empreender Sustentável, do Sebrae. Foram oferecidos cursos de Gerenciamento no Campo, Despertar do Associativismo e De Olho na Qualidade, além da assessoria em gestão empreendedora.

Já a parceria feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) alinhada aos convênios com prefeituras e associações comunitárias, promove cursos de formação profissional de assistente administrativo e costura e gastronomia. No total, mais de 300 pessoas já foram capacitadas desde o início desse programa.