Educação
a chave do
desenvolvimento

INVESTIR EM EDUCAÇÃO É MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

Mesmo com soluções difíceis para o ano letivo de 2020, todos os professores e alunos do ensino fundamental e médio, incluindo os matriculados na Educação de Jovens e Adultos nas 32 aldeias indígenas identificadas na área de influência indireta da empresa receberam o kit escolar doados pela Veracel. Foram oferecidos mais de cinco mil conjuntos.

Programa de escolas indígenas atende

5000 ALUNOS E PROFESSORES

REDE DE PROTEÇÃO PARA CRIANÇAS E JOVENS

A garantia de direitos para crianças e jovens é uma responsabilidade coletiva. Além da família, instituições e a sociedade também podem se mobilizar, sobretudo quando o desafio é evitar a impunidade de atos de violência e exploração. De mesma forma, impedir a revitimização da criança ou jovem quando os casos chegam a ser denunciados. Para isso, por meio da metodologia da ONG Childhood Brasil, foram implementados projetos de capacitação para profissionais da rede de assistência à esse público em Belmonte, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis.

O ECOAR DE MUITA ESPERANÇA

Nos últimos 10 anos, mais de 1000 crianças e jovens cursaram alguma das oficinas gratuitas de balé, teatro, instrumentos musicais de orquestra do Projeto Ecoar, em Porto Seguro, no contraturno dos alunos de escolas públicas. Apoiados pela Veracel há oito anos, disciplina e compromisso com os estudos são necessários para manter a vaga nos cursos. O principal resultado do trabalho desenvolvido pela Instituição, além da formação cultural e até profissional, é favorecer a autoestima, a autoconfiança e a esperança em outro mundo possível para além das carências da realidade social na qual estão inseridas.

PROTAGONISMO SOCIAL E COMUNIDADE FORTALECIDA

Buscando desenvolver o empreendedorismo de associações comunitárias da região e a sustentabilidade de projetos, a Veracel firmou parceria com o programa Empreender Sustentável, do Sebrae. Foram oferecidos cursos de Gerenciamento no Campo, Despertar do Associativismo e De Olho na Qualidade, além da assessoria em gestão empreendedora.

Já a parceria feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) alinhada aos convênios com prefeituras e associações comunitárias, promove cursos de formação profissional de assistente administrativo e costura e gastronomia. No total, mais de 300 pessoas já foram capacitadas desde o início desse programa.