Segurança e
conservação
ambiental
O mar é para todos

PELO MAR, VAMOS MELHOR

Em 2020, 100% da celulose foi transportada por barcaças. Isso significa o uso de um transporte com menos emissão de carbono e sem aumentar a pressão de veículos de cargas pelo trecho da BR101, entre Bahia e Espírito Santo.

Em modo contínuo, equipes e tripulações se revezam em turnos, operando 24 horas por dia. Enquanto uma barcaça estava sendo carregada em Belmonte, outra segue em navegação por cabotagem, margeando a costa da região. Ao mesmo tempo, uma terceira era descarregada em Barra do Riacho/ES e, ao chegar no terminal, o empurrador é desacoplado de uma barcaça e acoplado a outra, iniciando a viagem de volta. Em 2021, as barcaças ganham a instalação de uma câmera térmica. O objetivo é registrar os movimentos das baleias e de pequenas embarcações. As imagens são lidas em um software que emite alarmes sonoros diferenciados caso identifique qualquer obstáculo à frente da embarcação em um raio de até dois quilômetros. Isso é segurança no mar!

A Veracel ajudou a contar

14.618 BALEIAS

que visitaram o

litoral brasileiro em 2019

O monitoramento diário

registrou

4.667 TARTATUGAS

ao longo de 13

temporadas reprodutivas

PESCADOR, NA ESCUTA!

Há alguns anos, por meio do processo de diálogo com essas comunidades tradicionais de pesca, a segurança no mar tem sido foco das iniciativas de parceria com a Veracel. Sem contato com a terra ou com outros barcos, os pescadores tinham que contar com a sorte em situações difíceis no mar. Em 2020, a Veracel doou 814 rádios VHF para embarcações e 20 rádios SSB e VHF para as bases nas sedes de colônias e associações com treinamento para uso adequado. Essa estrutura, somada aos treinamentos oferecidos pela parceria da empresa e a Marinha do Brasil, elevou a condição de profissionalização e de segurança dos navegantes.