Uma agenda positiva com os que vivem do e no mar

Uma agenda positiva com os que vivem do e no mar nas imediações do nosso Terminal Marítimo e na rota da barcaça que transporta a celulose é essencial. A capacitação de pescadores artesanais no curso de Segurança no Mar e a disponibilização de equipamentos de comunicação e salvatagem é resultado do diálogo permanente com as 20 colônias e associações dessa classe de profissão tradicional. De mesma forma, o monitoramento de baleias e tartarugas trazem orientações para operações marítimas responsáveis e para a conservação das espécies.

Em 2019, foram contadas 14.618 baleias jubartes no litoral brasileiro. A Veracel e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) realizaram um monitoramento aéreo das jubartes na costa do Sul da Bahia, que se somou ao nacional, integrando a nona edição dessa iniciativa. O estudo permite entender como as atividades humanas podem afetar o fluxo natural das baleias e sugerir a melhor rota para as barcaças, por exemplo.

A Veracel ajudou a contar

14.618 BALEIAS que visitaram o

litoral brasileiro em 2019

O monitoramento diário

registrou 4.667tartatugas ao longo de 13

temporadas reprodutivas

programa de monitoramento
de tartarugas marinhas

Anualmente, monitoramos as tartarugas marinhas, com suporte da CTA – Serviços em Meio Ambiente, em uma áreas de 35 km – entre a foz do rio Jequitinhonha e a foz do rio Guaiumirim, em Guaiú/Santa Cruz Cabrália – nas imediações do TMB.

Em 2019, registramos 402 vezes a presença de fêmeas na praia, através dos rastros que os animais deixaram na praia ou por meio de flagrantes de tartarugas. Destas, em 340 oportunidades as fêmeas desovaram e 14.477 filhotes nasceram e foram para o mar.

Ao longo de treze temporadas reprodutivas com monitoramento diário, foram registradas 4.667 vezes a presença de fêmeas na praia, que resultaram na eclosão de 216.538 ovos. A realização do monitoramento contribuiu para identificar animais encalhados ou em desovas, o acesso de máquinas às praias próximas ao TBM sempre que necessário, garantindo socorro ou a proteção dos animais.