Dezenove agricultores buscam financiamento

Dezenove agricultores de Ponto Central buscam financiamento Pronaf

A Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac) entregará amanhã (12/08), ao Banco do Nordeste, propostas técnicas individuais de dezenove agricultores de Ponto Central para serem avaliadas para o financiamento Pronaf. Os agricultores fazem parte do Projeto Agrovida, que foi elaborado pela Veracel Celulose em parceria com a Rede Social Despertar e a Associação de Moradores de Ponto Central e Entorno , como uma proposta para garantir o acesso à terra e a recursos para produzir alimentos de forma sustentável, utilizando as áreas de recuo do plantio de eucalipto da Veracel próximas das comunidades, criando desta forma, oportunidades de geração de renda.

Dentro do conceito de parceria, a Veracel cedeu 64 hectares de terra, em regime de comodato aos agricultores e a Secretaria de Agricultura de Santa Cruz Cabrália prestará assistência técnica. A Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac) elaborou as propostas e a Associação de Moradores de Ponto Central e Entorno foi responsável pela mobilização e organização da comunidade preparando-a para o processo produtivo.

A propostas técnicas comtemplam os cultivos de banana da terra, mandioca, milho, feijão carioca, abacaxi e quiabo, levando em consideração os produtos que são indicados pelo zoneamento do Banco do Nordeste para financiamento, bem como identificados pelo município para serem absorvidos dentro do Programa de Aquisição de Alimentos da Merenda Escolar.

Para o consultor socioambiental da Veracel, Renato Carneiro, a entrega das propostas técnicas é um importante marco para o Projeto Agrovida, fruto do resultado das parcerias fimadas visando ações que contribuam com a construção de soluções sociais conjuntas em relação ao uso da terra de forma inclusiva e sustentável.