Qualificação profissional proporciona novas oportunidades para moradores da região

Dezenove moradores da área de atuação da Veracel, concluíram o curso de Operador de Máquinas Florestais e estão aptos para atuar em qualquer parte do Brasil. 

D6iSJF6iNNA parceria entre Veracel Celulose e SENAI possibilitou uma nova realidade para dezenove moradores dos munícipios da área da atuação da empresa. Estes moradores participaram do processo de recrutamento para vagas de Operadores de Máquinas Florestais, participaram do curso teórico e prático e chegaram ao final com uma nova profissão. No dia 29/05, foi realizada a formatura destes operadores de máquinas florestais. Na presença de representantes da empresa, do SENAI e de familiares, os novos profissionais receberam os certificados de conclusão do curso e, em seguida, fizeram uma visita às operações industriais e florestais da Veracel.
 De acordo com o gerente de Equipamentos Móveis Industriais do Senai/BA, Sérgio da Silva Martins Júnior, com este diploma os novos profissionais estão habilitados a atuarem em máquinas florestais de qualquer empresa da região ou de outras partes do país. “Este curso qualifica este profissionais de forma integral, que vai desde conteúdos relacionados a operação destas máquinas, segurança no trabalho até noções de respeito ao meio ambiente. Estas pessoas que nunca tiveram o contato com o equipamento, depois do curso, se tornam capacitados para atuarem como operadores de máquinas em qualquer seguimento empresarial de todo o território brasileiro”, explica o gerente.
 Robenilton Lourenço Félix, um dos recém-formados desta turma, sabe a importância de sonhar junto. “Já trabalhei de tudo nessa vida. Já fui pintor de parede, mecânico, arte finalista em serigrafia e até designer gráfico. Vi na Veracel a grande oportunidade de conseguir um crescimento profissional e pessoal. Para fazer parte desta seleção, terminei meus estudos e busquei a habilitação exigida. E poder fazer parte disso e ter esta profissão é, pra mim, a realização de um sonho”, comentou animado o novo operador.
 Ao final da solenidade de formatura, o diretor financeiro da Veracel, Anderson Souza, destacou sobre a importância da formação de novos profissionais e parabenizou os novos profissionais pela conquista e perseverança. “Estamos formando a 21º turma de Operadores de Máquinas Florestais, onde todos os profissionais são moradores da região. Isso é a comprovação de que estamos no caminho certo. Obrigado por acreditar na Veracel e sonhar este grande sonho com a gente”, finaliza Souza.

Capacitação profissional: uma realidade presente na região
Atuando há quase 22 anos na região, a Veracel já possibilitou importantes oportunidades profissionais aos moradores dos dez municípios de sua área de atuação. Somente com o curso de Operadores de Máquinas Florestais, mais de 400 moradores locais foram qualificados.  O curso iniciou sua primeira turma em 2001 e, neste período, já foram concluídas 21 turmas de operadores de máquinas florestais.
Para Raphael Bortolazzo Fonseca, coordenador de Colheita Florestal da Veracel, a qualificação destes profissionais reafirma a preocupação da Veracel com o desenvolvimento sustentável da região. “Este curso trouxe uma nova perspectiva profissional para estas pessoas. Eles são mais que profissionais qualificados. São representantes de uma nova elite de trabalhadores rurais, em uma era tecnológica e de gestão de resultados. Os benefícios alcançam não apenas os familiares, mas trazem influências positivas para toda a região”, acrescenta o coordenador.