Ícone do site Veracel Celulose

Veracel Celulose celebra Dia Nacional da Mata Atlântica reforçando o papel fundamental da RPPN Estação Veracel

A maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica da região Nordeste do Brasil completa 25 anos de preservação da biodiversidade em 2023

A Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil. Ela é considerada um dos dez hotsposts de biodiversidade do mundo. Hotspots são locais definidos como áreas com grande biodiversidade, ricos principalmente em espécies endêmicas, e que apresentam alto grau de ameaça.  De forma a marcar a relevância desse bioma e a importância de sua preservação, foi criado o Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio.

Nesta data, a Veracel Celulose destaca sua contribuição com o resgate e a conservação do bioma, ao manter, por 25 anos, a Estação Veracel, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Mata Atlântica da região Nordeste do Brasil. Ela está localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, com uma área total de 6.069 hectares.

“Unidades de conservação como a Estação Veracel são extremamente importantes. Além de guardar uma riqueza de biodiversidade, são fundamentais para fortalecer a consciência ambiental nas comunidades em que estão inseridas na região, oferecendo atividades de uso público, como visitação e educação ambiental”, comenta Virginia Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e gestão integrada da Veracel.

 

Programas de visitas à RPPN Estação Veracel

Entre diversas atividades de preservação ambiental, a Estação Veracel oferece um programa de educação e recreação ambiental que utiliza a técnica de vivências com a natureza. Após restrições impostas pela pandemia, a RPPN foi reaberta em junho de 2022 e, apenas no segundo semestre do último ano, 1.593 visitantes estiveram na reserva, entre colaboradores, pesquisadores e pessoas da comunidade, incluindo adultos e crianças, todos interessados em conhecer o local e aprender sobre o tema.

O programa de visitas é realizado mediante agendamento e formação de grupos. Confira aqui como agendar sua visita na RPPN Estação Veracel.

 

Conservação da Biodiversidade e apoio a pesquisas científicas

Além de relevantes descobertas ambientais, incluindo o avistamento de espécies ameaçadas, como a onça-pintada e a harpia (a maior águia das Américas), a RPPN Estação Veracel também tem importante papel de fomento e apoio a pesquisas. Já são 223 publicações científicas (como artigos, periódicos e trabalhos acadêmicos) que utilizaram dados coletados na RPPN ou que mencionam o espaço.

Para Virginia Camargos, investir no conhecimento é um pilar estratégico que une a conversação ambiental ao desenvolvimento da comunidade local. “Acreditamos na geração de conhecimento como forma de conservação ambiental, apoio social e de crescimento econômico. Contribuímos para o avanço de pesquisas acadêmicas que também nos norteiam para o manejo da reserva, garantindo melhoria de vida para nossa região de atuação”, comenta a coordenadora.

Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a Estação é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza, além de ter certificações internacionais para serviços ecossistêmicos.

 

RPPNS: Um compromisso com a vida

As RPPNs foram estabelecidas com o objetivo de fomentar a conservação ambiental por meio da atuação de proprietários particulares. Essas áreas são, há 33 anos, fonte importante de conservação da fauna e da flora brasileiras; contribuem com o desenvolvimento sustentável em nível nacional e, de modo específico, nas regiões onde estão instaladas, com atividades como pesquisas, ecoturismo e educação ambiental.

“A Estação Veracel auxilia na mitigação de mudanças climáticas, na manutenção da qualidade da água que abastece a região e na manutenção de polinizadores, como abelhas e besouros, que contribuem diretamente nas produções agrícolas locais”, destaca Virginia.

As atividades desenvolvidas na RPPN Estação Veracel também se estendem a colaboradores da própria empresa. Desde 2021, a Veracel realiza o programa “Amigos da Fauna” (saiba mais sobre o programa Amigos da Fauna), que contempla atividades de educação ambiental para a comunidade visando à conservação ambiental, além de estimular funcionários a registrar em fotografias a fauna avistada em áreas da companhia.

 

Principais Marcos da RPPN Estação Veracel

 

Saiba mais sobre a RPPN Estação Veracel e veja as imagens de animais silvestres em habitat natural capturadas por meio de armadilhas fotográficas.

Conheça outras iniciativas de sustentabilidade na Veracel.

Sair da versão mobile