Veracel
Estação
Reserva particular
do patrimônio natural

Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Estação Veracel

RPPN Estação Veracel
Logo

A RPPN Estação Veracel, criada e mantida pela Veracel Celulose, é a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro. Está localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.

São mais de 6 mil hectares de floresta de mata atlântica preservada. Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pelo seu importante papel na proteção de espécies da fauna globalmente ameaçadas de extinção.

 

A Estação Veracel representa a conservação e manutenção da vida em todas as suas manifestações. Abriga 115 nascentes e é responsável por serviços ecossistêmicos que extrapolam suas fronteiras.

Promove a manutenção de polinizadores naturais para as comunidades do entorno em suas produções agroflorestais, conecta fragmentos florestais formando corredores que permitem a troca genética e a viabilidade da vida e contribui para o equilíbrio climático da região e do planeta.

A Estação Veracel é uma fonte inesgotável de pesquisa! Um ambiente natural protegido e monitorado onde são realizadas atividades de pesquisa científica e educação ambiental com crianças e jovens de escolas das comunidades de seu entorno.

Assista o vídeo abaixo, aprecie as fotos, conheça os projetos se conecte com este ambiente único de integração natural e aprendizado.
 

Observação de Pássaros na RPPN Estação Veracel

A RPPN Estação Veracel é um lugar privilegiado para a observação de pássaros. Considerada uma importante área de conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido, abrigando espécies como a harpia (Harpia harpyja), uma das maiores aves de rapina do mundo, o crejoá (Cotinga maculata) e o pica-pau-de-coleira (Celeus torquatus), entre outras (veja fotos abaixo).

O Observatório de Aves da Estação Veracel tem como objetivo de promover a produção de conhecimento científico, educação e sensibilização ambiental voltados para a conservação em uma das regiões da Mata Atlântica mais ameaçadas e com mais rica biodiversidade. Dentre as pesquisas, estão o monitoramento de ninhos e de aves ameaçadas de extinção, o inventário por censo e anilhamento das espécies.

Confira Fotos de Aves Presentes na RPPN Estação Veracel

A RPPN Estação Veracel utiliza o expediente de armadilhas fotográficas para registrar imagens de animais silvestres, com mínima interferência na rotina deles. As câmeras possuem sensores de movimentos que são acionados com a presença dos animais. As imagens capturadas pela ferramenta compõem um banco de dados sobre a população de animais silvestres que circulam pela reserva. Foi assim que foram feitos diversos flagrantes de animais raros em vida livre.

Plano de Manejo RPPN Estação Veracel

O Plano de Manejo é o documento técnico que lista todos os objetivos gerais da RPPN Estação Veracel, estabelece seu zoneamento e as normas que devem nortear e regular seu uso. Neste contexto, consideramos para sua elaboração, abordagens ligadas às mudanças climáticas em consonância com o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) de Porto Seguro. Um esforço conjunto de preservação da biodiversidade e valorização da vida.

Campanha Amigos Da Fauna

A campanha #AmigosdaFauna tem envolvido colaboradores e comunidades, apresentando em nossas redes sociais mensalmente, um animal nativo que habita o nosso território. A criação de conteúdos com informações de qualidade tem um papel fundamental na construção de uma relação de respeito e admiração pela vida silvestre de nossa região
Conhecimento a favor da conservação das espécies!

Reconhecimento na Conservação da Biodiversidade

Os trabalhos de conservação da biodiversidade realizados na RPPN Estação Veracel propiciaram à empresa o selo Procedimento de Serviços Ecossistêmicos FSC® C017612 (Forest Stewardship Council). Somos os primeiros do setor de Papel e Celulose a receber essa distinção. A certificação pela FSC® visa reconhecer e valorizar a atuação de empresas e organizações que usam os recursos naturais sem esgotá-los. Esse é um dos pilares do desenvolvimento sustentável e está em linha com nosso propósito como empresa.