A RPPN Estação Veracel é um ícone do esforço para a conservação da biodiversidade. Nossa motivação e orgulho são renovados a cada novo registro de raridades da fauna e flora feitos na RPPN Estação Veracel. Também é uma importante plataforma de diálogo com a sociedade e uma referência de educação ambiental em unidade de conservação.

Por tudo isso, somos protagonistas na articulação institucional para viabilizar a conexão da RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil, incluindo ações de restauração florestal de 40 hectares. A conexão das áreas pode criar um super fragmento de 25 mil hectares de Mata Atlântica.

Conheça a RPPN Estação Veracel

Conheça a RPPN

Estação Veracel

Em 2019, foi implementado o Observatório de Aves na RPPN Estação Veracel. O objetivo é promover a produção de conhecimento científico, educação e sensibilização ambiental voltados para a conservação em uma das regiões da Mata Atlântica mais ameaçadas e com mais rica biodiversidade. Dentre as pesquisas, estão o monitoramento de ninhos e de aves ameaçadas de extinção, o inventário por censo e anilhamento das espécies.

Logo

A RPPN Estação Veracel utiliza o expediente de armadilhas fotográficas para registrar imagens de animais silvestres, com mínima interferência na rotina deles. As câmeras possuem sensores de movimentos que são acionados com a presença dos animais. As imagens capturadas pela ferramenta compõem um banco de dados sobre a população de animais silvestres que circulam pela reserva. Foi assim que foram feitos diversos flagrantes de animais raros em vida livre.