IUCN e Veracel firmam parceria para promover avanços Nature Positive no Brasil

A Veracel Celulose e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) oficializaram uma parceria para desenvolver um Roteiro da Natureza. A iniciativa visa demonstrar como plantações mosaico de eucalipto podem gerar resultados mensuráveis e positivos para a natureza na Mata Atlântica brasileira.

A colaboração examina como florestas de eucalipto bem manejadas podem contribuir para a Estratégia e Plano de Ação Nacional da Biodiversidade do Brasil (NBSAP) e as metas do Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal. Neste contexto, Veracel e IUCN compartilharão conhecimentos para desenvolver um roteiro que fortaleça a estratégia da Veracel para a natureza e forneça evidências científicas de um impacto líquido positivo na biodiversidade.

 

Ferramentas científicas para um impacto positivo na natureza

A Veracel se beneficiará das ferramentas e metodologias da IUCN, como a abordagem Resultados Naturais Positivos Rápidos e de Alta Integridade (IUCN RHINO) e a métrica de Redução de Ameaças e Restauração de Espécies [STAR]. Esses recursos, somados aos aprendizados de outras parcerias da IUCN, ajudarão a aprimorar práticas empresariais sustentáveis e a tomada de decisões para um futuro Positivo para a Natureza.

A parceria com a IUCN reforça o compromisso da Veracel de fundamentar nossa estratégia para a natureza na melhor ciência disponível, garantindo que nossas ações contribuam significativamente para a conservação da biodiversidade, resiliência climática e desenvolvimento sustentável das comunidades”, comenta Luis Henrique Tapia, Diretor de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Veracel.

 

IUCN e empresas: união entre ciência e sustentabilidade

Reconhecida globalmente como líder em conservação da natureza e uso sustentável dos recursos, a IUCN trabalha com empresas cujas abordagens são baseadas na ciência para medir os impactos na biodiversidade.

Estamos entusiasmados em colaborar com a Veracel para demonstrar como a abordagem IUCN RHINO pode informar a tomada de decisões Positivas para a Natureza, com base nos insights dos nossos pilotos com Stora Enso e Suzano. Ao combinar a ciência da IUCN com a expertise florestal sustentável da Veracel, estamos mais próximos de moldar um modelo onde a bioeconomia contribua significativamente para as metas globais de biodiversidade“, afirma Martin Sneary, Diretor da Unidade de Negócios e Natureza da IUCN.

 

A Mata Atlântica como modelo de conservação da natureza

Gabriel Quijandría, Diretor Regional da IUCN na América do Sul, acrescenta: “O reconhecimento da ONU da restauração da Mata Atlântica como um modelo global promissor destaca o poder da ação coletiva pela natureza. À medida que nos aproximamos da COP30 do Clima em Belém, é encorajador ver a Veracel demonstrar liderança na construção de um modelo florestal que apoie a recuperação desse ecossistema extraordinário.”