Ipê-branco – Tabebuia roseoalba (Ridl.) Sandwith
Família: Bignoniaceae
Floração: Agosto a Novembro
Frutificação: Setembro a Dezembro
Distribuição geográfica: Pará, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo.
Domínios geográficos: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Formações vegetais: Área Antrópica, Carrasco, Cerrado (lato sensu), Floresta Estacional Decidual.
O ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore de porte de pequeno a médio, atingindo de 7 a 16 metros de altura, com tronco ereto e casca suberosa e fissurada. Suas folhas são compostas trifoliadas (três folíolos), de coloração verde-azulada, conferindo à planta uma folhagem delicada. As flores são grandes, tubulares e exibem coloração branca a levemente rosada, surgindo principalmente no final do inverno, muitas vezes quando a árvore está desprovida de folhas, sua afloração atrai abelhas e beija-flores.
Os frutos são cápsulas finas, bivalvas, que se abrem para liberar numerosas sementes membranosas e aladas, dispersas pelo vento (anemocoria). O ipê-branco é valioso para paisagismo, muito utilizado na arborização urbana e restauração florestal, pois resiste bem ao sol, tolera solos pobres. A madeira é macia, de superfície lustrosa, usada para acabamentos internos, assoalhos e vigamentos; na construção naval e em obras externas como pstes, mourões e esteios.
Lohmann, L.G. 2020. Tabebuia in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. https://floradobrasil2020.jbrj.gov.br/FB114338.
ESALQ-USP. Árvores úteis. Ipê-Branco (Tabebuia roseo-alba). In: Trilhas Uteis, UT17. Piracicaba, SP: ESALQ-USP. Disponível em: https://www.esalq.usp.br/trilhas/uteis/ut17.php.
Sobre a RPPN Estação Veracel
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.
