Buranhém

Buranhém – Pradosia lactescens (Vell.) Radlk

Família: Sapotaceae
Floração: Setembro a Dezembro (em alguns locais, floresce em outras épocas)
Frutificação: Setembro a Fevereiro
Distribuição geográfica: Nordeste Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná
Domínios geográficos: Mata Atlântica Formações vegetais: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)

O Buranhém (Pradosia lactescens) é uma árvore endêmica da Mata Atlântica e do Brasil, de porte médio podendo atingir entre 8 e 15 m de altura. Seu tronco é retilíneo e cilíndrico, com casca acinzentada de onde pode sair muito látex quando ferido. As folhas são simples, alternas, com textura cartácea e nervuras marcadas.

As flores são caulifloras (surgem no tronco), de cor violácea a púrpura, pequenas, e podem se agrupar no tronco e nos galhos grossos. Os frutos são oblongos, amarelos, com casca firme e densa, contendo entre uma e duas sementes envolvidas por um arilo fino comestível.

A Pradosia lactescens é importante para a fauna local. Seus frutos são consumidos por animais frugívoros que ajudam na dispersão de sementes, contribuindo para a regeneração da mata.

Por ser rico em açúcares e outros compostos, seu látex também serve como recurso alimentar para diversos animais. Além disso, o látex também é usado em produtos medicinais, a casca quando fresca, contém até 30% de um suco leitoso aconselhado como adstringente e tônico em tratamentos de doenças de pele.

Terra-Araujo, M.H.,Carneiro, C.E.,Alves-Araujo, A. 2015. Pradosia in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. http://floradobrasil2015.jbrj.gov.br/FB14525
DUCKE, Adolpho. As espécies brasileiras do gênero Pradosia (fam. Sapotaceae). IAN / Embrapa.

Sobre a RPPN Estação Veracel

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.

Conheça mais sobre a RPPN Estação Veracel

Notícias relacionadas