SOLO É VIDA

Quando falamos sobre sustentabilidade, pensamos em seu sentido amplo, no significado desta palavra para o pequeno agricultor e para uma grande indústria. Em nosso entender, o conceito é apenas um e deve contemplar a todos.

 

SUSTENTABILIDADE

Concordamos com o que diz a ONU, quando afirma que o desenvolvimento sustentável é aquele “que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.”

Isso significa um crescimento que não impacte negativamente no futuro e que não promova escassez de recursos, e sim em um uso que contribua para a perpetuação de uma construção coletiva e evolutiva para o mundo.

 

NA VERACEL

Quando trazemos isso à nossa realidade, fica mais fácil de entender. De forma resumida, em nosso plantio, estruturamos um plano de manejo responsável e de alta precisão e performance.

Em todas as etapas produtivas, planejamos o uso do solo, respeitando suas características e evitando a erosão. Mantemos a biomassa residual gerada na colheita (folhas, galhos finos e cascas), como fonte de nutrientes e adotamos o cultivo mínimo, uma técnica de plantio que reduz a interferência no solo.

Ao mesmo tempo em que cuidamos do solo para o plantio de eucalipto, apoiamos o desenvolvimento dos nossos vizinhos.

É uma visão holística do trabalho no solo, garantindo a sustentabilidade e melhor qualidade de vida em todas as escalas.

Apoiamos projetos de agroecologia em parceria com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil (NEA Pau Brasil), vinculado ao Centro de Formação em Ciências Ambientais da UFSB, buscando a segurança alimentar, hídrica e a conservação da biodiversidade junto aos agricultores familiares, povos indígenas, proprietários e trabalhadores rurais, com insumos e educação.

O objetivo é o desenvolvimento agrícola e econômico sustentável, com a conservação dos recursos naturais por meio de sistemas agroflorestais, viabilizando a agricultura familiar e os setores agrícola, agropecuário, de silvicultura e de produção animal.

Assim, promovemos o desenvolvimento da região em duas frentes, a do pequeno proprietário de terra e a nossa, do plantio de larga escala.

Com o nosso acompanhamento, avaliamos os impactos das ações no solo, o enriquecemos com o plantio diversificado e capacitamos as comunidades. Uma realidade em que todos ganham.

Não acreditamos em uma perspectiva unilateral de sucesso. Acreditamos que conquistas compartilhadas são uma vitória perene na manutenção dos negócios, na conservação da biodiversidade e na ampliação de renda e qualidade de vida dos nossos vizinhos.

É assim que vemos a sustentabilidade e nos orgulhamos da nossa jornada. Ainda temos muito o que aprender, mas a consolidação de nossas práticas, até agora, nos faz sentir orgulho em saber que seguimos cumprindo o nosso propósito de ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida.