Controle Biológico na Veracel Celulose: Manejo Sustentável Contra Pragas no Eucalipto

Controle biológico: 80% de toda a área afetada por pragas já é tratada sem qualquer tipo de defensivo químico

 

Há mais de cinco anos a Veracel Celulose utiliza controladores biológicos e agentes microbiológicos — como fungos e bactérias — para combater as pragas que afetam as plantações de eucalipto da companhia.

 

Aplicação aérea do bioinseticida DiPel® no manejo florestal

Um dos exemplos práticos dessa atuação é a aplicação aérea do DiPel®, um inseticida biológico composto pelo microrganismo Bacillus thuringiensis, que age por ingestão e é aprovado pelos órgãos reguladores (MAPA, Anvisa e Ibama). “O DiPel® é ingerido pelas lagartas junto das folhas e faz com que elas parem de se alimentar em poucas horas. Essa aplicação não prejudica insetos benéficos, polinizadores, a saúde humana ou o meio ambiente”, explica Jessica Josefa Sanches, responsável pela área de Sanidade Florestal da Veracel.

A companhia utiliza o DiPel® no combate a espécies como a lagarta dos eucaliptos (Thyrinteina arnobia) principal responsável por causar danos às plantações de eucalipto. Vale destacar que todas as aplicações são realizadas seguindo rigorosos critérios técnicos e com respeito absoluto às áreas de preservação ambiental e à legislação vigente.

 

Controle sem químicos com uso de microrganismos e inimigos naturais

Além do uso do DiPel®, a Veracel também realiza a liberação de inimigos naturais, como Palmistichus elaeisis e Tetrastichus howardi, que atacam diretamente as pragas. “Todas as áreas de plantio são constantemente monitoradas para que a ocorrência de pragas seja detectada em estágios iniciais. Os defensivos só são utilizados quando outros métodos de controle alternativo não funcionam de forma eficaz”, comenta Jessica. Atualmente 80% das áreas com lagartas desfolhadoras já são tratadas sem defensivos químicos.

 

Confira mais sobre as operações sustentáveis da Veracel Celulose

Saiba mais sobre o nosso jeito de produzir celulose de forma sustentável da Bahia para o Mundo