Se eu fosse uma floresta

“A história que vou contar foi narrada com a presença de um menino que foi lá na floresta estudar…” Esse é o trecho inicial do cordel da Floresta* que apresenta a natureza como uma grande escola a céu aberto na qual todos podem e devem aprender.

Com essa visão de humildade do homem em relação ao meio ambiente, foi aberta ao público a exposição de Educação Ambiental “Se eu fosse uma floresta”, montada na RPPN Estação Veracel, em Porto Seguro/BA, no início deste mês. 
No evento de abertura, os cordelistas Marli Borges e Gildevânio Pinheiro declamaram os versos que emocionaram os presentes pela simplicidade da mensagem de amor à Mata Atlântica e seus habitantes. Em duas semanas de agendamento, mais de 2000 pessoas, organizadas em grupos, já haviam se inscrito para garantir seu horário. “Mas onde estão as Bibliotecas?”, questiona o menino descrito no cordel para a Floresta. “Aqui, a leitura da vida é um ato natural”, responde a Floresta ao menino.
O público que for visitar a exposição poderá assumir o estado das coisas e seres, transformando-se nos mais diversos elementos da natureza: semente, papel, harpia, anta, cobra, mangue, livro, formiga, suçuarana, palmeira, explicou a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel, Virginia Camargos. Segundo ela, mesmo antes da abertura oficial já estão agendados 22 grupos para a visitação. “Se pudermos sensibilizar cada uma destas pessoas, a Costa do  Descobrimento só tem a ganhar”, completou Camargos, explicando a dinâmica de visitação guiada por monitores treinados para o atendimento ao público. 
Semeadores do aprendizado – Segundo Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel, a exposição e o Programa de Educação Ambiental da Veracel (Peav) se inserem nos princípios da Veracel de sensibilizar as comunidades de sua área
de abrangência sobre a importância da preservação ambiental. “Além da exposição, estamos capacitando, inicialmente,
os professores das escolas públicas dos municípios de Belmonte e de Santa Cruz Cabrália, para que se tornem multiplicadores desse aprendizado nas escolas. No decorrer do processo, a capacitação irá atingir a todos os professores das escolas públicas dos dez municípios das áreas de atuação da empresa”, explicou Carneiro.
Discutir questão tão séria como a preservação ambiental ao se jogar um simples jogo da velha esse foi um dos desafios propostos aos educadores participantes do curso de capacitação. O jogo, feito de material reciclado, cujas peças representavam espécies da Mata Atlântica, fez com que os “professores- alunos” refletissem sobre o reaproveitamento de materiais e sobre a inter-relação que existe entre os seres representados pelas peças. “Foi uma experiência maravilhosa, podemos ampliar os nossos conhecimentos. Aprendemos com coisas velhas, como o jogo da velha, mas com um olhar novo”, avaliou a professora Patricia Cara.

Compromisso no lançamento

Durante a cerimônia de lançamento da exposição, realizada no dia 13 de maio, o presidente da Veracel, Antonio Sergio Alipio, destacou que esta iniciativa consolida um trabalho que já vem sendo desenvolvido pela empresa e tem por bjetivo “compartilhar o conhecimento, influenciando as gerações futuras para estarem prontas para receber esta herança que estamos prendendo a preservar e recuperar hoje”, enfatizou. Segundo Alipio, a exposição comemora o Ano Internacional das Florestas na Costa do Descobrimento, onde tudo começou para o Brasil. Diferentemente do passado, a mensagem é de preservação do bioma mais rico e também um dos mais ameaçado do planeta. Oficialmente aberta ao público a partir da próxima semana, sua expectativa é sensibilizar as pessoas sobre a importância da atitude e do compromisso de cada um para com a natureza.
Para o cacique Aruã Pataxó, presidente da Federação dos Povos indígenas Pataxós e Tupinambás do Sul e Extremo Sul da Bahia, é importante a união de todos na discussão das metodologias de educação ambiental. “Só através da união, teremos força para direcionar para aquilo que é importante para nossa sobrevivência: a preservação do meio ambiente”, ressaltou Aruã. 
Concluindo o cerimonial de abertura, o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, falou sobre a importância da preservação ambiental para a região e em especial para o seu município, se colocando como parceiro de ações que visem conscientização sobre a preservação da Mata Atlântica, destacando com exemplo o plantio em Mosaico, feita pela Veracel Celulose, permitindo a formação dos corredores ecológicos essenciais na preservação de animais silvestres e das nascentes de nossa região. “A Veracel tem sido muito importante para a preservação da nossa região. Quem sobrevoa nossa região pode conferir os corredores verdes protegidos pela Veracel, os animais silvestres podem circular livremente pelas matas. Essa contribuição ambiental é inegável. ”, conclui Abade.  
Com a abertura oficial da exposição, os visitantes puderam seguir as pegadas dos animais silvestres e aprenderem um pouco mais nessa escola a céu aberto, como bem destacou o colaborador Gildevânio, na declamação do cordel de abertura: “A  qualquer hora do dia aprendemos a lição, com animais e plantas. Nessa escola da floresta cada um aprende  e ensina com vontade e alegria o saber de todo dia!” 
Para conhecer a exposição “Se eu fosse uma floresta”, basta entrar em contato para agendamento da visita, garantindo um passeio interativo entre árvores e animais da Mata Atlântica e aprender sobre a importância de cada um para a preservação ambiental.