AGRICULTURA FAMILIAR: uma das principais plataformas de investimentos privados do Brasil

Estratégias de apoio à agricultura familiar da Veracel podem beneficiar até 2.600 famílias nos 10 municípios de sua área de influência. Esse é o número potencial de atendimento após a concretização do projeto de Assentamento Sustentável.  As iniciativas estão vinculadas ao Projeto Agrovida, aos editais do Pacto para Desenvolvimento da Costa do Descobrimento, ao Projeto Roça do Povo, à apicultura e à irrigação de agricultura em áreas indígenas. Somamos aos 16,5 mil hectares do Acordo Veracel, Incra, Governo da Bahia com seis movimentos sociais (MST, Fetag, Aprunve, FTL, MRC e MLT), torna o apoio da Veracel à agricultura familiar uma das principais plataformas de investimentos privados do Brasil nesta área.

A apicultura é considerada uma fonte de ganho para diversas famílias no Sul da Bahia e representa mais uma opção de renda, ao lado da agricultura familiar. A Veracel mantém um projeto de apoio a esta atividade, por meio de convênios com sete associações de apicultores da região, buscando potencializar o empreendedorismo no setor. Em 2014, este projeto apoiou a produção de mais de 1.200 toneladas de mel e 900 quilos de própolis.

Além das seis unidades de processamento agroindustrial já entregues às comunidades, o Pacto para o Desenvolvimento da Costa do Descobrimento iniciou mais duas unidades de produção de farinha e demais derivados da mandioca, nos municípios de Eunápolis e Guaratinga em 2014.

Graças a uma parceria entre a Associação de Agricultores Indígenas Pataxó de Coroa Vermelha (AGIP-COVER), a Veracel e o Governo do Estado da Bahia, agricultores indígenas estão podendo aumentar sua renda familiar. O plantio, o sistema de irrigação e mais a implantação da agroindústria ocorrida no primeiro edital do Pacto, já estão produzindo bolos, pães e compotas.

 

ACORDO – Paralelamente a esses projetos já implantados, a Veracel firmou, em 2011, um acordo inédito com os Governos do Estado e Federal – através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) – e com seis movimentos sociais que estavam ocupando áreas da empresa naquela data. Eram eles MST, Fetag, Aprunve, FTL, MRC e MLT. A proposta contempla o assentamento de cerca de mil famílias em uma área de 16,5 mil hectares.

Além de oferecer a área para arrecadação do INCRA, a Veracel contratou a Esalq/USP (SP) para a implantação pioneira do projeto de Assentamento Sustentável. A implantação deste projeto visa, além de assentar as famílias, garantir acesso à formação técnica, educacional e organizacional para a produção de alimentos com base nos princípios agroecológicos e na organização social, garantindo produtividade e adequação socioambiental.