Apicultura ganha reforço no Sul da Bahia

 

O Dia Nacional dos Apicultores foi comemorado dia 22 de maio. Nesta mesma data, os apicultores da região se reuniram no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais, em Eunápolis, para conhecer o projeto de seleção, produção e distribuição de abelhas rainhas no Sul da Bahia. Promovido a partir de uma parceria entre Veracel, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira  (CEPLAC) e associações de apicultores dos municípios de Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Belmonte, o projeto é considerado inédito na Bahia e busca ampliar a produção de mel em toda a região.

A técnica consiste na seleção e reprodução de abelhas rainhas de grande produtividade para utilizá-las para uma produção de mais abelhas nas colmeias da região. Estas abelhas serão manipuladas no Núcleo de Apicultura e Meliponicultura da CEPLAC, em Ilhéus, e aquelas que forem consideradas mais eficientes serão fecundadas e a primeira produção será entregue de forma gratuita aos apicultores. O objetivo inicial é a produção de mil abelhas rainhas entre os meses de outubro e novembro deste ano. Na ocasião, ainda foram apresentados como os procedimentos serão realizados e como cada produtor deve proceder para adquirir suas amostras.

De acordo com o engenheiro Agrônomo da CEPLAC, Ednei Magalhães, a boa produção de mel depende de três questões principais: fatores ambientais, manejo adequado e a genética da abelha-rainha. E com a inserção dessas novas abelhas nas colmeias da região espera-se que a produção tenha um aumento significativo. “A floresta de eucalipto é considerada uma excelente opção para produção de mel. Com estas novas abelhas, a produção de mel deverá aumentar de 35 quilos de mel por colmeia para 60 quilos”, afirma Magalhães.

A floresta de eucalipto tem sido utilizada de forma múltipla e favorecido o desenvolvimento da apicultura na região. “Além de uma importante forma de manter as famílias no campo, a apicultura contribui para o aumento da autoestima e geração de emprego e renda”, comenta a especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Bianchi. A especialista explica que o projeto surgiu a partir da necessidade dos apicultores, da oportunidade da empresa de compartilhar riquezas com as comunidades e do conhecimento tecnológico acumulado pela CEPLAC. “O benefício é para todas as partes envolvidas”, reforça.

Segundo o presidente da Associação dos Apicultores de Eunápolis (ASOAP), Rubens de Jesus Ribeiro, o negócio de produção de mel a partir da flor de eucalipto tem colaborado para que o Sul da Bahia se destaque na produção de mel no Estado e no Brasil, nos últimos 20 anos. E as expectativas são cada vez melhores. “Além de ceder suas áreas para a colocação de colmeias e nos dar apoio na qualificação, a Veracel ainda cedeu em comodato o local onde será construída a nossa Unidade de Beneficiamento de Mel (UBM)”, afirma Ribeiro.

Uma boa alternativa – Desde 2012, a Veracel Celulose mantém um Convênio de Cooperação com setes associações de apicultores da região. Este Convênio beneficia cerca de 130 apicultores da agricultura familiar com disponibilização de pastos apícolas para a produção de mel na região para instituições legalmente organizadas e constituídas.