Colheita e manejo de sementes nativas é tema de treinamento

O curso “Treinamento em Colheita e Manejo de Sementes” será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na RPPN Estação Veracel, em Porto Seguro (BA).

A iniciativa, promovida pelo Instituto BioAtlântica (IBio), Veracel e Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, tem como objetivo a captação de atores locais, promovendo o diálogo,  a  troca de experiência e a capacitação. O evento é destinado a coletores de sementes, viveiristas, instituições não-governamentais, de assistência rural, órgãos ambientais, empresas e pessoas que atuam na cadeia produtiva da restauração florestal no Corredor Central da Mata Atlântica. 
            De acordo com a coordenadora do programa Corredor Central da Mata Atlântica do Ibio, Christiane Holvorcem, o curso visa capacitar os coletores em diferentes técnicas de coleta para que seja possível retirar as sementes de árvores matrizes sem as danificar. “A coleta sustentável de sementes é uma atividade que hoje gera empregos, podendo trazer um aumento de renda de até 200% quando comparada às atividades de agricultura familiar. Este foi o caso da comunidade piloto no município que Itabela (BA)”, conta Chris Holvorcem. 
            Para Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel, que é parceira da iniciativa, a ação vem reforçar as atividades socioambientais já desenvolvidas pela empresa, contribuindo para estimular a restauração florestal e mostrar como a atividade de coleta e manejo de sementes pode ser uma atividade econômica lucrativa e permanente. “Essa iniciativa de capacitação, além de ampliar as alternativas de geração de renda para as comunidades locais, intensifica as ações de recuperação e proteção das matas nativas da região, colaborando para a formação dos corredores ecológicos”, comenta. 
            O “Curso em Coleta e Manejo de Sementes” oferecerá 40 vagas. Os interessados devem fazer suas inscrições com Alessandro Moraes pelo e-mail alessando@bioatlantica.org.br ou pelos telefones (73) 3288-5302 e 9945-3312.  
            A iniciativa é do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Instituto BioAtlântica e Veracel Celulose, com o apoio da Alstom e Storaenso, e parceria da Conservação Internacional (CI – Brasil), Embrapa Agroecologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e  Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba (UFSCar).

Sobre a RPPN Estação Veracel

Localizada no bioma Mata Atlântica, a aproximadamente 15 quilômetros do centro histórico de Porto Seguro (BA), a Estação Veracel ocupa 6.069 hectares, que se estendem pelos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, o que aumenta ainda mais a importância dessa área de proteção.
Reconhecida como Reserva Particular do patrimônio Natural (RPPN), a Estação Veracel obteve ainda o crédito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como uma das Reservas de Mata Atlântica inscritas como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. Confirmando desta forma, seu valor universal e excepcional de uma área natural que requer proteção para benefício de toda a humanidade. 


Texto: Assessoria de Comunicação / Pacto pela Restauração da Mata Atlântica