Encontro virtual destaca ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Encontro virtual destaca ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Aderimos à campanha do Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes marcamos a data de ontem, 18 de maio, com a realização de uma roda de conversa online.

Um roda de conversa para orientação e sensibilização dos nossos colaboradores e fornecedores sobre a importância do tema e o papel de todos para o combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes no país 

Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

O encontro contou com o apoio de palestrantes do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), organização social que é referência sobre o tema no Brasil. 

Conversamos sobre o tema e compartilhamos informações relevantes sobre a realidade de crianças e adolescentes no país, aspectos legais do combate, ações de e enfrentamento e prevenção, assim como o papel de cada um de nós como membros da sociedade.

Essa questão é extremamente importante e uma responsabilidade de todos, por isso estamos engajados em ações de enfrentamento ao problema em nosso território de atuação. 

“O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas sobre o tema e contribuir para que um dia tenhamos uma sociedade que ofereça melhores oportunidades e uma vida digna a todas as pessoas, indistintamente”, destaca Izabel Bianchi, nossa assistente social e especialista em responsabilidade social. 

“Acreditamos que a melhor forma de construir esse futuro é cuidando e protegendo nossas crianças e adolescentes, por isso o dia 18 de maio é extremamente importante para essa reflexão e para que todos nós busquemos fazer a nossa parte”, complementa Izabel.

“O CIEDS constrói redes para a prosperidade. E, pra nós, prosperidade é mais renda, mais saúde, melhor alimentação e, acima de tudo, confiança no futuro. Garantir e promover os direitos das crianças e adolescentes é ponto chave de nossa missão, portanto essa parceria é fundamental nesse processo. O combate a qualquer tipo de exploração deve ser responsabilidade compartilhada de todos os atores, Governo, empresas e sociedade civil organizados para que consigamos resultados efetivos que protejam nossas crianças e adolescentes, e que promovam maior confiança no futuro”, declara Fabio Muller, diretor executivo do CIEDS.

Plataforma de Direitos Humanos

Temos trabalhado na construção de uma Plataforma de Direitos Humanos cuja atuação contribuirá para o enfrentamento do abuso e a exploração infantil, entre outros temas relevantes e prioritários para a sociedade e para a organização, mas, especialmente, para as crianças, adolescentes e suas famílias. 

Temos atuado também em parceria com o poder público dos municípios de sua atuação, no Sul da Bahia, para unir forças, em um plano de enfrentamento do problema na região.

Por que o dia 18 de maio

A data de 18 de maio é registrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. 

A data foi criada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e incentiva que, em todo o Brasil, sejam realizadas ações que visem a alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Por conta da relevância da pauta, o mês de maio também é classificado como “Maio Laranja” para ampliar a discussão e a visibilidade do tema perante a sociedade.