Garantindo a Mata Atlântica para gerações futuras

Plantio de árvores conecta fragmentos de Mata Atlântica. Educação ambiental conecta pessoas. Essa é a motivação que uniu 26 instituições, entre elas a Veracel Celulose, ao Programa Corredores Ecológicos.

??????????????? De acordo com João Henriques,coordenador do Projeto Corredor Ecológico Monte Pascoal e Pau Brasil, desde o início do projeto já foi realizada a proteção, com cercamento, de uma área de 64 hectares de mata nativa, a regeneração natural de outra área de 24 hectares, foi realizado o reflorestamento intensivo – que significa plantio de mudas nativas – numa área de 20 hectares, e o enriquecimento de 12 hectares de pequenos agricultores que trabalham no sistema agroflorestal.
As atividades de proteção ambiental têm a complementação com as iniciativas de Educação Ambiental, Oficinas de Agronegócios, Oficinas de Conscientização e Curso de produção de mudas nativas e coleta e beneficiamento de sementes.
O Programa Corredores Ecológicos está buscando a conexão dos grandes remanescentes de Mata Atlântica em toda a Bahia. No extremo sul do Estado, dentro Programa, está sendo desenvolvido o Projeto Corredor Monte Pascoal/Pau Brasil, buscando a conexão dos Parques Nacionais Pau Brasil e Monte Pascoal, ambos no município de Porto Seguro, com áreas de 11.538 e 22.500 hectares de Mata Atlântica, respectivamente cada um.
Conectando pessoas e preservando a Mata Atlântica
Em uma das atividades de educação ambiental desenvolvidas no distrito de Monte Pascoal, município de Itabela, Henriques explicou, de forma simplificada, através de uma dinâmica com os 40 professores municipais participantes do evento, que os corredores ecológicos permitirão a conexão entre os remanescentes de Mata Atlântica ainda existentes na Bahia, possibilitando desta forma que espécies da fauna possam circular por esses remanescentes, garantindo a sobrevivência não somente deles, mas de todas as espécies existente na Mata Atlântica, incluindo os seres humanos que também se beneficiam de sua existência.
“Amei tudo, agora vou elaborar um projeto e adaptar tudo que aprendi para passar a meus 40 alunos”, disse a professora Núbia Lima, da Educação Infantil da Escola Emilia Monteiro Rodrigues, distrito de Monte Pascoal, município de Itabela, tornando-se uma das propagadoras de ações de proteção ambiental.
De acordo com a bióloga Ligia Mendes, da Reserva Particular do Patrimônio Ambiental (RPPN) Estação Veracel, é importante destacar que a Educação Ambiental traz conteúdos para serem explorados em todas as disciplinas escolares.. “A Educação Ambiental é transdiciplinar e precisamos ir além do que costumamos enxergar”, reforçou Mendes. Preparar os professores a trabalhar estes conteúdos é fundamental neste aspecto.
O projeto Corredor Monte Pascoal- Pau Brasil conta com a participação das seguintes instituições: Associação Comunitária Beneficente de Nova Caraíva – ASCBENC; Associação Coqueiro Alto dos Pequenos Proprietários de Terra da Região de Trancoso; Associação de Produção Mista do Projeto Vale Verde; Associação dos Nativos de Caraíva – ANAC; Associação dos Produtores Rurais do Entorno do Parque Nacional do Pau Brasil; Associação Flora Brasil; Conservação Internacional do Brasil – CI, Cooperativa de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia – COOPLANTAR, Grupo Ambiental Natureza Bela, Instituto BioAtlântica – IBio, Instituto Sociocultural Brasil Chama África, Instituto Renascer de Itaporanga, Instituto Cidade – INCIDADE, Instituto Reciclar, Movimento de Defesa de Porto Seguro – MDPS, Parque Nacional Pau Brasil, Parque Nacional do Monte Pascoal, Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades, The Nature Conservancy, Veracel Celulose, SEMA, Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental, ASCAE, Veracel Celulose, APA Caraíva Trancoso e CEPLAC.


Mais de 3 milhões mudas nativas plantadas ???????????????
Dentre as atividades de preservação ambiental desenvolvidas pela Veracel Celulose se destaca, além do Programa de Educação Ambiental, o Programa Mata Atlântica (PMA), que já reflorestou uma área de 3,91 mil hectares com mudas de mais de 50 espécies de árvores nativas na região de sua área de atuação, dentre estes, 278 hectares no Corredor Ecológico Parque Nacional Pau-Brasil/ Parque Nacional Monte Pascoal, contribuindo para a meta de conexão entre estas duas unidades de conservação, além de atender as diretrizes do Pacto da Mata Atlântica. Anualmente, são reflorestados no mínimo 400 hectares de Mata Atlântica através do PMA.