Hábitos saudáveis de alimentação que podem gerar qualidade de vida

“Com certeza a maior importância desse curso na minha vida é o aprendizado, porque o que a gente aprendeu aqui a gente vai levar para o resto da vida.” 

Esta frase da aluna, Maria dos Reis Alves Carvalho, define bem a passagem da 2ª edição do Programa Cozinha Brasil na Costa do Descobrimento.Em 2010, o programa esteve pela primeira vez na região, graças a uma parceria do SESI com a Veracel Celulose e pre­feituras municipais dos dez muni­cípios da área de atuação da Vera­cel (Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Guaratinga, Itabela, Belmonte, Canavieiras e Mascote) O curso que ensina a donas de casas e profissionais sobre a forma mais saudável de preparar alimentos, fez sua 2ª passagem por Porto Seguro e Santa CruzCabrália em junho deste ano, abrindo a segun­da edição no programa na região.
Em 2010, na 1ª edição do Cozinha Brasil na Costa do Descobrimento, foram beneficiadas mais de 1.300 pessoas. Nesta 2ª edição, em apenas dois primeiros municípios, o curso já conseguiu atender a mais de 250 alunos, entre donas de casas, profissionais e estudantes. Até o final do ano, o trailler do Cozinha Brasil deverá percorrer novamente os outros oito municípios da área de atuação da Veracel. 
foto-cozinha-brasil
O Programa Cozinha Brasil é uma proposta do Sesi com o objetivo de promover a melhoria na qualidade da alimentação, com um total aproveitamento dos alimentos. Composto por aulas teóricas e práticas, o curso tem uma carga horária de 10 horas/aula e combinando qualidade, economia e sabor, discute temas referentes à alimentação sau­dável, com elaboração de receitas criativas e nutritivas. 
A nutricionista Maria de Lourdes Neta, uma das instrutoras do Cozi­nha Brasil, destaca a importância de orientar as pessoas na alimentação, aproveitando de forma integral o que eles já têm em casa. “O orienta as pessoas a se alimentarem de for­ma saudável, evitando o desperdício. Cascas de verduras e frutas, por exemplo, que muitas vezes as pessoas jogam fora, podem ser mais bem aproveitadas. Não quer dizer que têm que descascar e fazer uma recei­ta com aquela casca, mas manter as cascas, principalmente, nas verduras quando elas forem cozidas.”, orienta a nutricionista. 
Para a dona de casa Junaiara Novais, de Santa Cruz Cabrália, o que foi aprendido no curso deve ser utilizado em casa por todos os participantes. “Diversas coisas que eu aprendi aqui, levei para a minha vida e acho que todo mundo deve­ria levar. Os sucos, por exemplo, eu misturo a couve, que é uma verdura muito saudável, com limão e maracujá e meus filhos pensam que vai ficar ruim por causa da couve, mas quando bebem, vê que está saboroso e muito nutritivo”, afirma. 
Além de hábitos saudáveis, este curso permite aos participantes a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. Informando sobre noções de higiene, cuidados com manipulação e armazenamento dos alimentos. Segundo Alberto Oliveira, de 41 anos e está desempregado, essa parceria da Veracel, prefeituras e SESI é de fundamental importância para a população, pois possibilita a geração de emprego e renda. “Decidi participar do curso, porque além de aprender diversos assuntos sobre os alimentos, é uma oportunidade para me qualificar e arrumar um emprego na área de alimentação”. 
O programa já passou por Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, e seguirá nos próximos meses pelos outros municípios da área de atuação da Veracel.

Cozinha Brasil uma receita que dá gosto!
Dentro de sua plataforma de atuação socioambiental, a Veracel Celulose resolveu investir em um projeto que bene­ficiasse a comunidade em qualidade de vida, qualificação e potencialmente na geração de renda, com essa visão, patrocina, desde 2010, a vinda do Cozinha Brasil aos dez municípios de sua área de atuação. “Ao incentivar uma alimentação adequada estamos contribuindo para a melhora da qualidade de vida dessas comunidades beneficiadas. E o programa Cozinha Brasil vai além disso, acaba resultando no melhor planejamento do orçamento familiar, ao orientar sobre o aproveitamento adequado dos alimentos, além de promover a qualificação dos participantes”, avalia Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel.
O curso está tendo como público, principalmente, donas de casa que buscam aprender sobre uma alimentação mais saudável. Segun­do Célia Maria, técnica em nutrição que trabalha há 5 anos como assistente da nutricionista no programa, os ensinamentos do curso não são utilizadas somente por seus participantes, mas por todos da família. “Diversos alunos têm algum problema de saúde ou se alimenta de forma inadequada, mas com a explicação da nutricionista, eles levam para casa, mudam seus hábitos e acabam mudando o de toda a família”, explicou.

dica-de-sao-joao
 
Nos festejos juninos, diversas receitas à base de amendoim e milho são preparadas. Mas, o que você costuma fazer com o bagaço do milho que sobrou da canjica? Já pensou em reutilizá-lo para fazer um bolo de milho? Sim isso é possível, barato e altamente nutritivo.
BOLO DE BAGAÇO DE MILHO
3 ovos 
3 xícaras (chá) de Bagaço de Milho 
1 xícaras (chá) de leite 
2 colheres (sopa) de margarina 
1 colher (sopa) de Fermento em Pó 
2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo 
2 xícaras (chá) de açúcar
 
Preparo: 

Bata as claras em neve e reserve. Rale o milho e separe o bagaço, passando pela peneira. Bata no liquidificador o bagaço de milho junto dos demais ingredientes. Acrescente as claras em neve e mexa delicada¬mente. Leve para assar em forno preaquecido.