A importância dos corredores ecológicos para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica

Na semana do Dia da Mata Atlântica, destacamos a restauração que realizamos em de cerca de 400 hectares ao ano com espécies nativas do bioma e reforçamos a importância da criação de corredores ecológicos para a circulação da fauna entre os fragmentos de mata nativa. 

Além disto, somos parceria de  iniciativas que visam aa formação de corredores, como o Projeto do Corredor Ecológico entre a RPPN Estação Veracel e o Parque Nacional do Pau Brasil. 

Corredores ecológicos

“Falamos muito de conservação da biodiversidade e da importância das reservas naturais, contudo é muito importante lembrarmos também dos corredores ecológicos como uma forma de interligar fragmentos naturais e proporcionar segurança para que a fauna possa circular por entre estas áreas garantindo uma troca genética entre as espécies e mantendo a biodiversidade regional”, destaca Virginia Londe de Camargos, nossa coordenadora de Estratégia Ambiental Integrada.

“Os corredores são fundamentais para a conservação ambiental, pois conectam fragmentos naturais existentes na região esão importantes para  garantir a perpetuidade da diversidade biológica da Mata Atlântica como um todo”, complementa Virginia.

Os corredores ecológicos são porções de ecossistemas que promovem a ligação entre áreas fragmentadas, sendo importantes por garantir o deslocamento de animais e a dispersão de sementes entre essas áreas. 

Eles atuam aumentando a capacidade dos organismos de se movimentarem no ambiente ediminuindo o isolamento das populações existentes. 

A flora também se beneficia, uma vez que a dispersão de muitas sementes é dependente da fauna, seja grudada aos pelos dos animais, ou passando pelo seu trato digestivo, sendo eliminadas pela fezes em outros pontos da mata. 

Estas conexões também são importantes para os produtores rurais que vivem em nas proximidades, pois propiciam o equilíbrio ecológico, ajudando na regulação do clima e na manutenção de polinizadores, como abelhas e besouros, que contribuem diretamente nas produções agrícolas existentes.

Os corredores ecológicos e as florestas de eucalipto

Esta mesma relação de apoio acontece em nosso trabalho de proteção da biodiversidade da região e em nossas atividades para a ampliação desses corredores ecológicos de Mata Atlântica. 

Adotamos o plantio em mosaico, que intercala plantios comerciais com as áreas remanescentes de floresta nativa. 

Estudos realizados nesses espaços comprovam que os animais utilizam os plantios de eucalipto para circulação, formando corredores temporários ligando um fragmento de mata nativa ao outro. 

Desta forma, também realizamos corte em mosaico, não deixando extensas áreas sem cobertura de eucalipto em uma mesma região, para que a fauna posso circular por eles. 

“Essa forma de manejo é extremante importante para a conservação da biodiversidade  e também para a própria produção da companhia, uma vez que a área de mata nativa contribui  com agentes naturais para o controle de pragas e doenças que podem acometer as plantações de eucalipto e, por sua vez, as plantações de eucalipto funcionam como corredores para a circulação da vida silvestre da nossa região ” finaliza Virginia.