Padaria Escola: uma receita social que alimenta e gera renda

Com a venda média de quatro mil pães por dia, a Padaria Escola de Guaratinga, não concretizou apenas o sonho de qualificação profissional de jovens provenientes de comunidades rurais.

EA15-10-2012_(25)Realizou também o sonho de seus idealizadores, junto à Associação Municipal de Cooperação Agrícola, de conseguir oferecer às comunidades mais carentes alimento de qualidade e de baixo custo.“Vi que muitas famílias vinham do campo para a cidade e que os jovens destas famílias não tinham nenhum tipo de qualificação. Assim nasceu a idéia de implantar uma Padaria Escola aqui em Guaratinga”, conta Ezequiel de Souza Xavier, idealizador do projeto, que há sete meses consolidou o seu sonho com a formação da 1ª turma de padeiros e com a abertura oficial da Padaria Escola no município. “Hoje conseguimos vender sete pãezinhos de sal a um real. Isso é uma grande conquista para as famílias que com certeza não tinham condições de comprar esse produto em número suficiente para oferecer a todos os filhos”, avalia o padeiro Adenilson Costa Pereira, que há três meses trabalha na Padaria Escola. Pereira conta que a realização do curso de padeiro e a sua contratação representaram a sua realização.

“Aprendi o modo de fazer o pão, adquiri experiência e hoje me sinto muito bem trabalhando aqui”, diz ele. De acordo com a coordenadora da Padaria Escola, Jacirene Citoze de Almeida, o projeto já formou a sua primeira turma de 22 padeiros, seis desses foram contratados pela própria Padaria Escola. Hoje trabalham de carteira assinada e tem seu salário garantido no final do mês.

“Nosso projeto é auto sustentável. Com o que conseguimos com a venda de nossos produtos dá para repor a matéria prima e pagar água, luz e o salário dos funcionários”, conta a coordenadora.

A concretização do projeto foi possível graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) do Governo do Estado da Bahia e da própria comunidade de Guaratinga. “A CAR e a Sedir entraram com a verba para a aquisição do material de construção, a comunidade fez um mutirão e conseguimos erguer o prédio em 90 dias e a Veracel Celulose colaborou com a aquisição da matéria prima para que pudéssemos iniciar a produção”, comemora Xavier.

Hoje o projeto conta com uma infraestrutura de uma padaria, com cozinha adequada e duas salas onde são realizadas as aulas práticas dos cursos de qualificação. Segundo o gerente de Sustentabilidade da Veracel Celulose – Renato Carneiro, para a empresa é importante investir em projetos como Padaria Escola. “Nele foi possível agrupar, de forma sustentável, duas linhas de investimentos sociais defendidas pela Veracel: a qualificação profissional e a geração de renda”, conclui Carneiro.

A Padaria Escola de Guaratinga está instalada no bairro Novo Horizonte, em Guaratinga. Vale à pena conferir, além das deliciosas iguarias a um preço acessível, a oferta dos cursos de qualificação profissional. E o sucesso do projeto pode ser conferido ficando alguns minutos na frente da padaria. Além dos pães, bolos, biscoitos e chimangos, os moradores de Guaratinga tem ido a Padaria Escola buscar informações sobre a Escola. “Nós não precisamos fazer a anúncios sobre a oferta dos cursos.

A divulgação é feita pela própria comunidade e aqui no balcão da padaria entre os nossos clientes”, explica o padeiro Adenilson. Em breve, serão lançados mais dois cursos de qualificação gratuitos: a 2ª turma de padeiros e a 1ª turma de informática, com 22 alunos cada turma.

padaria