Parada Geral da Veracel movimenta fábrica e economia local

No período de 05 a 15 de março, a Veracel Celulose realizará a Parada Geral. 

Esta ação ocorre anualmente nas operações industriais da empresa, com o objetivo de fazer manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos da linha de produção, atender a Norma Regulamentadora 13 (NR 13) que determina a inspeção de segurança e operação de vasos de pressão e caldeiras, bem como a implantação de novos projetos. Esta “pausa” anual nas operações industriais da empresa visa ampliar a vida útil da fábrica, possibilitando que ela funcione o ano inteiro sem interrupções não programadas e dentro das mais rigorosas normas de segurança e proteção ambiental.
 
 
De acordo com o técnico em segurança da Veracel, Marcos Aquino, uma das maiores atenções durante a PG é quanto à seguran­ça dos colaboradores durante as operações. “Nossos preparativos para a parada deste ano iniciaram em julho de 2011. Todas as análises preventivas das atividades favoreceram um planejamento mais detalhado das operações e melhores condições para a prestação dos serviços”, esclarece Aquino.
 
Além destas ações de segurança operacionais, a Parada Geral da Veracel promove uma grande movimentação econômica na região. Com um investimento em torno de R$ 22 milhões de reais, a Parada deste ano prevê a contratação de 89 empresas especializadas que se somarão aos colaboradores permanentes da Veracel para cumprir cerca de três mil ordens de serviço dentro das instalações da empresa. Serão, aproximadamente, 1500 profissionais temporários vindos de diversas regiões do país – e alguns de outros países – que executarão estas atividades em todas as áreas operacionais da indústria, movimentando a fábrica e favorecendo o uso de hospedagem, transporte e alimentação nas cidades próximas à fábrica.
 
Em 2011, 1.825 profissionais foram contratados. Destes, 556 profissionais foram contratados na região. “A Parada Geral está alinhada aos valores da empresa de buscar os melhores resultados, promovendo impacto econômico positivo para a região”, afirma Robson Santos, engenheiro de planejamento da Parada Geral. “A cada ano, com o desenvolvimento de profissionais e empresas locais, essa prática tem sido favorecida”, finaliza.