Programa de Educação Ambiental da Veracel recebe prêmio FIEB

A Veracel Celulose recebe o prêmio Desempenho Ambiental 2012, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na modalidade Educação Ambiental, com a exposição itinerante “Se eu fosse uma floresta”.

premiofieb

A exposição foi lançada em maio de 2011, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Este é o terceiro ano que a Veracel recebe o prêmio FIEB de Desempenho Ambiental. Em 2002, ganhou na categoria Gestão Ambiental, com o projeto Mata Atlântica; em 2011 fo­ram dois prêmios: na categoria Produção mais limpa e na categoria Educação Ambiental e, em 2012, novamente na categoria Educação Ambiental, desta vez, com um projeto espe­cial. “Esse é um importante reconhecimento do trabalho sistemático de gestão ambiental que a empresa vem realizando, aliado a ini­ciativas de preservação, pesquisa e educação ambiental”, disse Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel.


Para Lélio Costa e Silva, diretor da Árvore da Vida Consultoria, empresa parceira da Vera­cel na exposição, a premiação deste ano é mais uma confirmação da eficácia e efetividade do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV). “Um movimento cultural e educativo cuja metodologia baseia-se em uma continui­dade de atividades identificando elementos que demandam urgente preservação, estimulando a brasilidade e o protagonismo de cada partici­pante, principalmente de educadores e alunos – ações essenciais na construção da sua identi­dade. Parabéns a todos nós”, comemorou Silva.


Desempenho Ambiental – O prêmio Desem­penho Ambiental da FIEB busca reconhecer, anualmente, as indústrias baianas que desen­volveram os melhores projetos de redução de danos ao meio ambiente. São três modalidades de premiação: Produção Mais Limpa, Projetos Cooperativos de Responsabilidade Socioam­biental e Educação Ambiental. Em 2012, na 10ª edição do prêmio, oito empresas concor­reram ao prêmio, além da Veracel as empresas Braskem, Deten Química e Salve Terra também foram às vencedoras nesta edição do prêmio.


Se eu fosse uma floresta – “Nossa idéia é lançar a cada dois anos uma ex­posição de Educação Ambiental, sempre referen­te ao tema do ano sugerido pela ONU”, explicou Virginia Camargos, coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV).


Em 2011, a exposição foi montada inicial­mente na RPPN Estação Veracel, em Porto Se­guro, recebendo mais de 2.700 visitantes em sete meses de exposição. Em novembro, foi transferida para o Terminal Marítimo de Bel­monte (TMB), onde ainda permanece aberta ao público. Nessa fase, a exposição contempla questões dos ambientes costeiros e marinho, com réplicas de animais marinhos e cenários que representam o ambiente costeiro. “Procu­ramos sensibilizar as pessoas sobre a importân­cia da preservação ambiental utilizando a arte”, disse a bióloga Ligia Mendes, especialista em Educação Ambiental da Veracel.


A partir do dia 21 de setembro, em comemo­ração ao Dia da Árvore, a exposição será lança­da no Núcleo Florestal da Veracel, em Eunápolis. “Nesta terceira edição, nosso foco principal volta a ser a mata nativa, já que estaremos num mu­nicípio do interior. Será basicamente a mesma exposição da RPPN Estação Veracel, com alguns elementos novos”, fez segredo a bióloga Lígia Mendes, responsável pela RPPN Estação Veracel.


A “Se eu fosse uma floresta” convida o público para uma a reflexão sobre a importância da floresta, por meio de esculturas e cenários interativos, o visi­tante é estimulado a pensar sobre a realidade da fauna e flora nativas. Réplicas de animais, plan­tas e pessoas criam um ambiente adequado para o uso didático, apresentando conceitos e orienta­ções básicas de preservação ambiental.


A exposição é uma realização da Veracel Ce­lulose em parceria com a consultoria Árvore da Vida, da ONG Movimento em Defesa de Porto Seguro (MDPS), do Instituto Mãe Ter­ra, do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), do PAT­-Ecosmar e do Projeto Coral Vivo.