Tecendo alternativas melhores para a comunidade

Crochê, Ponto Cruz, Ponto Cheio, Costura, Vagonite, Bordado de Fitas. Esse emaranhado de linhas, fitas e cordas uniu 25 mulheres do distrito de Barrolândia, município de Belmonte, num único objetivo: conquistar uma fonte de renda para as famílias loc

EA18012012 (42)"Fizemos uma pesquisa e descobrimos que havia falta de opção de trabalho para as mulheres na nossa comunidade. Descobrimos também que muitas já realizavam atividades manuais em casa”, explicou Almira Nascimento Silva, da Rede Social de Barrolândia, que faz parte do projeto Redes Sociais da Veracel Celulose.
A Oficina de Bordados surgiu após um diagnóstico local feito pelos integrantes da Rede Social, formada por funcionários públicos, comerciantes, estudantes universitários, todos integrantes da comunidade local. A ideia da oficina de bordados foi da própria comunidade. A Veracel contribuiu para a organização das mulheres em associação, a capacitação em costura e bordados, a doação de máquinas, móveis e o capital inicial para a compra de matéria prima. “Oferecemos todas as ações necessárias para que as mulheres se capacitassem e pudessem se tornar autossuficientes neste projeto de geração de renda”, explicou Izabel Bianchi, especialista de Responsabilidade Social da Veracel.
“Espero que essa oficina dê certo que vá em frente. Eu já trabalhava em casa, mas juntas temos mais oportunidade de comercializar o nosso produto”, disse a bordadeira Maria Tereza da Silva, que mora há três anos na comunidade.
“Eu estava desempregada, fazia bicos de crochê simples em casa. Com a capacitação e a formação da associação vi a oportunidade de trabalhar, me distrair e aprender mais”, disse Maria Hilda de Souza Santos.
Nativa de Barrolândia, a bordadeira Vera Lúcia Santos Souares espera mais que uma fonte de renda com a concretização da Oficina. “Sempre gostei de trabalhar com artesanato, e vi nesta iniciativa uma oportunidade de fazer algo melhor por toda a comunidade”, concluiu Vera.
 
Redes Sociais
As Redes Sociais foram criadas em localidades da área de abrangência da Veracel para estreitar o relacionamento e o diálogo entre a empresa e comunidades locais. Seu objetivo é buscar melhorias sociais e econômicas, com foco no desenvolvimento de pessoas e identificação das potencialidades locais para a implantação de ações de geração de renda. Existem sete redes ativas, oito projetos elaborados e seis em execução.