Veracel e Produtores Florestais: uma parceria de qualidade

O PPF pode ser considerado um bom exemplo de parceria entre produtores rurais e empresa privada.

O Programa Produtor Florestal (PPF) surgiu, inicialmente, como uma grande oportunidade para suprir a demanda de matéria prima por parte das indústrias de base florestal e fortalecimento da economia local. No entanto, o PPF tem se destacado no setor como uma importante possibilidade de gerar benefícios mútuos para os produtores e empresa. O resultado do trabalho do PPF é o compartilhamento de boas práticas de gestão, da geração de renda e tributos, a desconcentração fundiária por parte da empresa e garante a diversificação de produção nestas propriedades, ao mesmo tempo que incentiva e viabiliza culturas tradicionais.
 
O PPF pode ser considerado um exemplo de parceria entre produtores rurais e empresa privada que tem dado certo. Esta parceria para incentivar a produção de eucalipto no Sul da Bahia com manejo responsável, resultou numa conquista inédita no Brasil: a primeira dupla certificação do manejo florestal para grupos de produtores florestais. Alinhado a este conceito, a relação estabelecida entre a Veracel e os membros do Programa Produtor Florestal é pautada pela ética, transparência e diálogo, respeitando sempre aquilo que for acordado entre as partes.
 
Atualmente, são quatro grupos certificados, totalizando 65 propriedades de florestas plantadas.  A certificação é um processo voluntário e garantiu não só mercado internacional, mas provou que um negócio lucrativo também pode ser ambientalmente correto e socialmente justo.
 
Por outro lado, a Veracel não adquire madeira de propriedades que não estejam regulares ambientalmente. O processo de plantio e colheita de eucalipto são licenciados pelos órgãos ambientais competentes e toda a madeira oriunda de plantios próprios ou de produtores florestais, consumida na unidade industrial, é 100% certificada. Com base em seus valores e política de gestão e qualidade.