VERACEL E SECOPA LEVAM PROJETO GOL VERDE PARA ESCOLA DA REGIÃO

Parceria entre a Veracel Celulose, SECOPA e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro possibilita restauração de mais de 30 mil hectares de Mata Atlântica em Porto Seguro.

Uma parceria entre a Veracel Celulose, Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (SECOPA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Seguro possibilitou uma grande experiência para os alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Valdívio Costa, em Porto Seguro. No dia 08/12, como parte das ações do Projeto Gol Verde na região, foi promovido o primeiro plantio de muda nativa, simbolizando o marco inicial da restauração de mais de 30 mil hectares de Mata Atlântica nas margens do Rio dos Mangues, neste município.
Na ocasião, além de presenciar o plantio da muda nativa na área verde da escola, os cerca de 300 estudantes do Ensino Fundamental puderam participar de palestra educativa, atividades interativas e de conscientização para a preservação do meio ambiente. Eles também conheceram a Exposição Itinerante de Educação Ambiental da Veracel “Carta das Águas”, que busca sensibilizar os visitantes sobre a importância da proteção e conservação das águas do planeta. A Veracel ainda doou um kit de Educação Ambiental para a escola, com jogos e atividades que incentivam a formação da consciência ambiental.
 
Legado verde
“A Copa do Mundo veio e foi embora, mas deixou um importante legado para o nosso estado: a preservação do meio ambiente", disse a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV), Virgínia Camargos. Com estas ações, a equipe espera despertar nas crianças a consciência ambiental. Segundo ela, por meio da Educação Ambiental, mas a inclusão das escolas no processo de  reflorestamento propiciado pelo Gol Verde, estimular o amor e a atitude de proteção ao meio em que vivemos.
E foi exatamente isso que aconteceu com estudante da Escola Municipal Valdívio Costa, Alan Breno Oliveira, de 11 anos. Ele participou de todas as atividades do evento com muita atenção e, ainda, teve a oportunidade de ser a primeira pessoa a regar a muda plantada na escola. O plantio simboliza o início da restauração de mais de 30 mil hectares de Mata Atlântica em sua comunidade. “É um orgulho muito grande para mim. Já respeitava a natureza e sabia da importância dela para nossas vidas, mas agora eu quero ajudar a preservar e proteger ainda mais o meio ambiente”, diz o aluno emocionado.
 
Próximos passos 
De acordo com o consultor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, Leonardo Dantas, a escolha das margens do Rio dos Mangues para a restauração da Mata Atlântica não é por acaso. “O Rio dos Mangues é responsável pelo abastecimento hídrico de cerca de 70% do município de Porto Seguro. A sua restauração vai possibilitar não só a manutenção destes mananciais, como também a qualidade da água que abastece o nosso município”, esclarece o consultor.
A proposta de término deste plantio na Costa do Descobrimento – Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália – está previsto para o primeiro semestre de 2015, em virtude de indicadores climáticos que impedem o plantio nesta época do ano. No entanto, as regiões já foram devidamente delimitadas pela equipe técnica da SECOPA/BA e de seus parceiros. Em Porto Seguro, graças à doação de 30 mil mudas de árvores nativas pela Veracel, a Bacia do Rio dos Mangues, área de preservação permanente próxima à Escola Municipal Valdívio Costa, será beneficiada. Já na cidade vizinha, Santa Cruz Cabrália, o reflorestamento será feito na Aldeia dos Pataxós Aroeira.
Dentre os municípios contemplados pelas ações do Projeto Gol Verde em todo o Estado da Bahia, destacam-se: Mata de São João, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Rio Real, e os territórios da Bacia do Paramirim, Sertão Produtivo e Portal do Sertão. As normas do Projeto estabelecem ainda que as áreas reflorestadas sejam monitoradas por dois anos, o que garante o desenvolvimento das árvores.
 
Sobre o Gol Verde 
Desenvolvido durante a Copa do Mundo 2014, o Programa Gol Verde tem como objetivo reflorestar uma área equivalente a um campo de futebol (1.111 hectares) com espécies da Mata Atlântica no Estado da Bahia para cada gol marcado na Arena Fonte Nova, durante os jogos do Mundial. Esta ação representa um dos resultados do Plano de Sustentabilidade e Legados do evento, uma iniciativa pioneira da SECOPA/BA, em parceria com a Veracel, Prefeitura Municipal de Porto Seguro e demais intuições do Estado, e visa induzir uma nova cultura pautada nos princípios de sustentabilidade.