Ação e Cidadania da Veracel movimenta Monte Pascoal

“As coisas que aprendi nesse evento vão ajudar muito na educação de meus filhos adolescentes. Tenho certeza que vai ser útil, não só para mim, mas para todo mundo de Monte Pascoal”, afirmou Rosália Pacheco Ribeiro, moradora deste distrito de Itabela,

Superior

Com palestras sobre Educação Ambiental, Segurança para o trânsito, Combate ao uso de drogas, Manuseio adequado de Agrotóxicos, Hipertensão, DST/AIDS e planejamento familiar, jovens e adultos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essas questões, além de tirarem suas dúvidas sobre as Operações Florestais da Veracel.
 

lateralO evento aconteceu no Colégio Municipal Manoel Ribeiro Carneiro, e de acordo com o seu diretor, Nivaldo Santos de Almeida, estas ações servem para enriquecer o aprendizado dos alunos e de toda à comunidade. “Estas ações são de fundamental importância para todos. Além de informar os moradores sobre diversas temáticas, elas ainda dão suporte para os professores trabalharem seus conteúdos durante todo ano. Isso é bom para a empresa, para alunos e para toda a comunidade”, afirmou Almeida. O policial militar Artianik Franca Ribeiro, da 7ª Companhia Independente da Policia Militar, que orientou os participantes sobre os perigos causados pelo uso de drogas, destacou:  “A maioria dos crimes que acontecem em nossa região estão diretamente ligados ao consumo ou ao tráfico de drogas. Tenho certeza que através da educação e da informação, podemos mudar essa realidade”, concluiu.
 
Na oportunidade também foi entregue um kit de Educação Sexual ao Posto de Saúde da Família local e dois kits de Educação Ambiental: um para a Escola Municipal Manoel Ribeiro Carneiro e outro para a Escola Municipal Emília Rodrigues.
 
Além de palestras de orientação, o evento também possibilitou a passagem do programa Cozinha Brasil pelo distrito. Durante quatro dias cerca de 120 moradores de diversas idades receberam orientação sobre as melhores práticas de alimentação saudável, no trailler do Cozinha Brasil instalado na Escola Municipal Emília Rodrigues. “Achei muito interessante este curso. Com a minha idade, eu nunca tinha participado de um evento como esse. Cozinho há muito tempo, mas nunca tinha aprendido receitas tão gostosas e saudáveis”, conta entusiasmada Dona Ana Maria Pereira Azevedo de Jesus, de 80 anos, que estava fazendo o curso com a sua filha Erenita Azevedo de Jesus, de 56 anos.
 
Ao todo, cerca de 500 pessoas, de todas as idades, participaram das atividades do Ação e Cidadania de Monte Pascoal. Esta iniciativa foi promovido pela Veracel Celulose e contou com as parcerias da Policia Militar, da Policia Rodoviária Federal e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e pela Prefeitura  Municipal de Itabela. Pelo Cozinha Brasil, também marcaram presença, o Serviço Social da Industria (Sesi), a Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX), a Brasilgás e a Prefeitura Municipal de Itabela, além de diversas pessoas da própria comunidade que apoiaram a realização do evento.