Alunos Senai/Veracel praticam solidariedade e dão exemplo de cidadania

Exemplo de cidadania, assim foi definida a iniciativa dos 20 alunos do Curso de Operadores de Máquinas Florestais Senai/Veracel, que foram ao Hemocentro de Eunápolis na manhã do dia 13 fazer doação de sangue.

"Vim porque acho importante. Nunca tinha doado, mas agora virou uma prática em minha vida", disse o estudante Edson Barbosa, morador de Eunápolis. A ação voluntária dos estudantes surgiu durante a aula de Primeiros Socorros, ministrada pela enfermeira da Veracel, Laurycéia Caran. "Durante a aula falei sobre a carência de doações ao hemocentro e sobre a importância de um banco de sangue para a região. Os alunos se mobilizaram e solicitaram a campanha para que todos pudessem doar", revelou Caran.
O estudante Robson Aquino, também de Eunápolis disse que viu na campanha uma forma de ajudar outras pessoas. "Tem poucos doadores e sei que há falta de sangue. Vim doar como uma forma de ajudar, um dia posso precisar também", avaliou Aquino, que doou 400 ml de sangue.
De acordo com a coordenadora do setor de captação do Hemocentro, Rainecia Vieira Sacramento, o número de doadores fixos cadastrados no hemocentro atualmente, é insuficiente para atender a demanda. O hemocentro atende a oito municípios do Extremo Sul do Estado. "Iniciativa como a desses alunos tem uma importância muito grande ao despertar a solidariedade, suprindo ao mesmo tempo a necessidade do hemocentro", concluiu Sacramento.
O Hemocentro de Eunápolis está aberto para receber doação de todos os tipos de sangue de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Todas as quartas-feiras é realizada uma campanha para a coleta de doações no município de Porto Seguro, o posto de coleta fica no Hospital Luiz Eduardo Magalhães.