Atividades florestais trazem benefícios para a comunidade

Feijão, arroz, legumes, carne, peixe e frango, tudo preparado com muito capricho pela empresária Almerinda Ramos Filho, de 33 anos, dona do restaurante Plaza Culinária, no pequeno distrito de Santa Maria Eterna, em Belmonte, no extremo sul do estado.

Almerinda é uma das moradoras locais que está realizando o seu sonho após a instalação das atividades florestais da Veracel na região. “Sempre trabalhei para os outros, comecei com 10 anos de idade. Hoje sou dona do meu restaurante”, comemora Almerinda. 
Quando as empresas que pres¬tam serviço na área florestal foram se instalar na região, fizeram contato com os restaurantes existentes na localidade e acabaram propondo a Almerinda a abertura de um restaurante para atendê-los. “Hoje atendo a todas as empresas que estão fazendo serviços aqui na região e tenho três funcionárias”, conta a empresária, que também é a cozinheira do Plaza Culinária. 
“É a primeira vez que estou trabalhando com carteira assinada”, conta a servente Maildes Marcos dos Santos, de 32 anos, também moradora do distrito. Maildes trabalha no alojamento da empresa Bo¬nella Florestal, instalado ao lado de sua casa, além dela, o marido presta serviço a empresa, o que ajudou a melhorar as condições da família, conta a servente. 
A zeladora da escola local, Luciana Brandão, que há seis anos voltou a morar no distrito, conta que notou melhora não só para a dona Almerinda. “As estradas melhoraram, tem pessoas que estavam desempregadas que estão trabalhando. O hotel fez melhoras para atender as empresas e o outro restaurante também fez investimentos”, conta Luciana, sem esquecer da Biblioteca Comunitária, instalada pela Veracel há dois anos na escola municipal. “Durante as aulas é muito freqüentada pelos alunos, nas férias o movimento é menor, mas também é frequentada pela comunidade”, relata a zeladora. 
Para o Produtor Rural Sinval Alves Portugal, de 68 anos, a melhoria principal foram as estradas. “Agora fico mais tranquilo para vender meu leite”, conta seu Sinval. Ele vendeu parte de sua propriedade, mas optou em permanecer na zona rural com a família. “Acho que a região desenvolveu muito, olha Eunápolis como está hoje. Tenho uma filha que mora lá”, conclui seu Sinval. 
Hoje três empresas prestado¬ras de serviço da Veracel estão instaladas no distrito trabalhando na área florestal e na melhoria das estradas.

Informação é melhor prevenção
Durante o mês de julho do ano passado, a Veracel esteve presente nas comunidades de Santa Maria Eterna, Petrolândia e Barrolândia em Belmonte, para esclarecer os moradores sobre as operações florestais da empresa e realizar palestras educativas sobre prevenção de acidentes, DST/Aids e planejamento familiar. 
O objetivo das ações foi preparar as comunidades para o início das operações florestais da empresa nessas localidades. “Essas atividades estão possibilitando a troca de experiência e a ampliação do diálogo da empresa com os moradores dessas comunidades”, explica Izabel Bianchi, da área de responsabilidade social da Veracel. 
Os encontros reuniram moradores das comunidades, entre eles profissionais da área de saúde, professores e estudantes da rede de ensino municipal, público sempre presente nesses eventos. 
“Concluímos mais uma etapa desse processo! Entendemos que respeitar nossos vizinhos é reconhecê-los como parte integrante das nossas operações. Compartilhar o nosso calendário é mantê-los informados sobre o que vai acontecer em locais próximos das suas residências e con¬tar a contribuição deles em todo o processo”, ressalta Bianchi. 
Para a realização dessas atividades, a Veracel contou com a participação ativa dos profissionais das secretarias de saúde e educação dos municípios desde o processo de planejamento até a mobilização da comunidade. 
Como encerramento das atividades executadas no segundo semestre desse ano, a empresa promoveu uma reunião de avaliação com os parceiros e aproveitou para entregar ‘kits saúde’ aos municípios para apoiar as ações educativas desenvolvidas como parte das políticas públicas municipais.