Diálogo e interação com as comunidades

A Veracel tem incentivado diversas ações de preservação das tradições indígenas e fortalecido os canais de comunicação com as comunidades de sua área de atuação.

XvYPZEz29yTradição e Cultura – Buscando incentivar a preservação das tradições indígenas e ampliar o relacionamento com as comunidades de sua área de atuação, a Veracel Celulose apoiou a realização dos jogos indígenas de Coroa Vermelha (município de Santa Cruz Cabrália) e de Porto Seguro e lançou o programa Ação e Cidadania.

Há oito anos a Veracel apoia a realização dos jogos indígenas de Coroa Vermelha. Esse ano, ampliando a participação em outras realizações tradicionais das comunidades indígenas, a empresa está apoiando também a realização dos jogos indígenas de Porto Seguro. O objetivo é incentivar a preservação e resgate da cultura destas comunidades tradicionais.
Competições, palestras, comidas típicas, desfiles e exposições são atrações garantidas todos os anos, nos dois municípios sede, contando com a participação das aldeias da região e convidados especiais de outras aldeias brasileiras. Turistas, moradores e indígenas confraternizam nas atividades, promovendo uma festa colorida e um rico intercâmbio cultural.

Ação e Cidadania – Com o objetivo de fortalecer os canais de comunicação entre a empresa e as comunidades onde atua, a Veracel lançou no final do mês de março, o programa Ação e Cidadania. Além de atender uma condicionante da Licença de Operações Florestais, na qual a empresa deve apresentar suas operações antes de iniciar as atividades, a Veracel ampliou o escopo de apresentação e firmou parcerias com instituições para levar informação e conhecimento.

A primeira ação foi realizada na comunidade rural de Santa Rita, município de Itabela, onde cerca de 40 pessoas assistiram palestras sobre segurança, saúde e as operações da empresa. No dia 9, os alunos da Escola Lindos Pássaros, também na comunidade rural, foram beneficiados com uma ação de Educação Ambiental, passando uma manhã diferente e educativa na companhia dos educadores do Programa de Educação Ambiental da Veracel (PEAV). Com palavras como sorriso, criatividade, brincar, felicidade, divertimento e coletividade, os alunos e professores avaliaram a atividade de educação ambiental.

No dia 20, a comunidade de Monte Pascoal, também no município de Itabela, foi a nova beneficiada com o Ação e Cidadania. O evento aconteceu no Colégio Municipal Manoel Ribeiro Carneiro, e de acordo com o seu diretor, Nivaldo Santos de Almeida, estas ações servem para enriquecer o aprendizado dos alunos e de toda a comunidade. “Estas ações são de fundamental importância para todos. Além de informar os moradores sobre diversas temáticas, elas ainda dão suporte para os professores trabalharem seus conteúdos durante todo ano. Isso é bom para a empresa, para alunos e para toda a comunidade”, afirmou Almeida.

Além de palestras de orientação, o evento em Monte Pascoal também possibilitou a passagem do programa Cozinha Brasil pelo distrito. E durante uma semana, cerca 120 moradores de diversas idades frequentaram o trailer do programa no pátio da Escola Municipal Prof.ª Emilia Monteiro Rodrigues, que distribuídos em três turmas, receberam orientações sobre as melhores práticas de alimentação saudável.

Em Monte Pascoal, a iniciativa promovida pela Veracel Celulose contou com as parcerias da Policia Militar, da Policia Rodoviária Federal e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Pelo Cozinha Brasil, também marcaram presença, o Serviço Social da Industria (Sesi), a Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX), a Brasilgás e a Prefeitura Municipal de Itabela, além de diversas pessoas da própria comunidade que apoiaram a realização do evento.