Encontro de produtores florestais valoriza associativismo e busca do interesse comum

A valorização do associativismo e os rumos da silvicultura no mundo foram os temas de destaque no 5º Encontro de Produtores Florestais, realizado no dia 10 de dezembro. 

O evento, que reuniu 104 pessoas, entre produtores florestais e prestadores de serviços vinculados ao Programa Produtor Florestal (PPF), foi uma oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre as operações florestais da Veracel, trocar conhecimento e obter informações sobre os avanços da tecnologia florestal.  “Esse é o quinto ano do Programa. Para nós, da Veracel, é um ótimo momento para abordar assuntos que não são discutidos no cotidiano do programa. É o espaço para falar sobre novas oportunidades de negócios e principalmente manter nossos parceiros atualizados sobre as informações da empresa e as tendências do setor florestal”, informa Luis Migray, Coordenador do Programa Produtor Florestal da Veracel.
Um momento importante do encontro foi a palestra do presidente da Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia (ASPEX), Albert Sartorio. Sartorio aproveitou o encontro para valorizar as práticas de associativismo como a busca do interesse comum e como estratégia de expansão de negócios coletivos. 
O convidado especial do evento foi o Dr. José Luiz Stape, professor da NORTH CAROLINA STATE UNIVERSITY  (USA)  e um dos grandes nomes da silvicultura moderna. Em sua palestra, Stape apresentou para os produtores florestais várias informações sobre a silvicultura ao redor do mundo, as formas de plantio, colheita e produtividade, destacando o uso múltiplo da madeira como negócio promissor e a importância de sua adequação às condições ecológicas e econômicas locais. Nesse sentido, o professor e pesquisador chamou a atenção dos participantes esclarecendo que a produtividade florestal deve estar associada aos aspectos da sustentabilidade econômica, ecológica e social do projeto, dentro das especificidades de cada região.
Ao final do evento, os produtores florestais foram homenageados pela Veracel como forma de reconhecimento da cooperação, envolvimento e parceira dos produtores no PPF.