Manejo da RPPN Estação Veracel é avaliado durante curso para gestores de áreas protegidas

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel foi sede do curso de Capacitação sobre avaliação de efetividade do manejo de unidades de conservação, durante os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, numa organização da ONG Flora Brasil.

O curso, ministrado pela Bióloga Maria da Penha Padovan – coordenadora de Meio Ambiente do Instituto Capixaba de Pesquisa (Incaper), teve o objetivo de realizar a primeira avaliação das condições de manejo de uma mostra de áreas protegidas que fazem parte do Mosaico de Áreas protegidas do Extremo Sul da Bahia.
Participaram do curso gestores do PARNA Pau Brasil, do PARNA do Descobrimento, do PARNA do Monte Pascoal, do Parque Municipal Marinho Recife de Fora, do Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades, da Resex Marinha de Corumbau, da Aldeia de Pequi e da RPPN Estação Veracel.
No final do evento os participantes aplicaram o conhecimento adquirido no curso e realizaram a avaliação do manejo da RPPN Estação Veracel (como estudo de caso), levando em consideração a parte física, social, econômica e institucional da Estação Veracel. “Foi um encontro muito importante, a RPPN Estação Veracel é uma referência como modelo de reserva privada. O curso permitiu identificar, avaliar e propor melhoras na qualidade das áreas protegidas”, concluiu Padovan.