Primeiro carregamento de madeira de produtor florestal entra na produção da Veracel

No dia 24/02, às 9h20 min entrou na fábrica da Veracel a 1ª carga de madeira de eucalipto proveniente de plantio de produtor rural da região através da parceria via Programa Produtor Florestal (PPF). 

 
IMG_0130_corteO caminhão trouxe uma carga de 49,97m³sc (metros cúbicos sem casca) de eucalipto de uma área de plantio de 533,12 hectares da Fazenda Genebra/Sta Rosa, no município de Belmonte. A propriedade faz parte do grupo de produtores duplamente certificados por normas de reconhecimento internacional de manejo florestal.
“Hoje é a culminância de um ciclo iniciado em 2003, com o  Programa Produtor Florestal. A colheita e agora a entrada da madeira 100% certificada na fábrica é a confirmação de tudo que planejamos com a implantação do PPF. Esse é o resultado da parceria Veracel/Produtores Florestais.”, disse o diretor florestal Sérgio Borenstain.
A Fazenda Genebra/Sta Rosa faz parte do grupo de 16 produtores florestais ligados a Associação de Produtores Florestais do Extremo Sul da Bahia (ASPEX)  e ao Programa Produtor Florestal da Veracel que conseguiram a dupla certificação: 
– O FSC® que atesta a conformidade com as melhores práticas de manejo florestal. 
– E o Cerflor, que garante não apenas o mercado internacional, mas também comprova que um negócio lucrativo também pode ser ambientalmente correto e socialmente justo.
O 1º plantio da fazenda Genebra/Sta Rosa foi realizado no dia 3 de junho de 2003. “Optamos pelo plantio de eucalipto porque era a melhor alternativa na época. Esperamos que os próximos plantios continuem superando as nossas expectativas”, disse o proprietário da fazenda, Helder Elias, no dia 1ª de fevereiro, durante a realização do 1º corte de eucalipto do PPF.
Desde o início do programa, já foram investidos R$ 126 milhões na implantação e manutenção dos plantios nas 124 propriedades participantes à medida que os procedimentos foram necessários. No entanto, o momento da colheita é o mais esperado. Além de remunerar o proprietário, oportuniza mais empregos e ainda gera tributos para os municípios.  “Este é só primeiro de muitos. Em 2012, 50% da madeira que irá abastecer a fábrica será proveniente do Programa Produtor Florestal”, concluiu o diretor de Operações da Veracel, Ari Medeiros.
Programa Produtor Florestal: O PPF da Veracel foi implemen­tado em 2003, com o objetivo de proporcionar a participação de produtores rurais da região no negócio florestal e incenti­var a produção de madeira nas propriedades rurais do Extremo sul da Bahia. Para os integrantes do Programa, a empresa exige a comprovação da conformidade da propriedade com a legislação vigente. Além disso, por meio da doação de mudas nativas, incen­tiva os produtores parceiros a recuperarem as Áreas de Preser­vação Permanente e de Reserva Legal em suas propriedades.