DESDE 1991 referência
em produtividade
e qualidade

Somos a Veracel Celulose. Crescer de forma sustentável significa contribuir para um ambiente melhor para todos. Por isso, investimos na consolidação da nossa cultura organizacional e na preparação do nosso time para serem os agentes da transformação dentro e fora da empresa. Queremos continuar sendo percebida como um ótimo lugar para se trabalhar e ser um bom vizinho. A melhoria contínua é parte do nosso jeito de fazer.

Impactamos, positivamente, a qualidade de vida de milhares de famílias, gerando renda e educação no território da Costa do Descobrimento da Bahia, onde atuamos. Por meio de diálogo e do engajamento das partes interessadas, estamos cocriando soluções.

Conservamos o meio ambiente e adotamos as melhores práticas no manejo florestal, na produção industrial e nas operações de logística terrestre e marítima.

É assim que buscamos viver o nosso propósito de ser responsável, valorizar a vida e inspirar pessoas.

Sustentabilidade é a nossa guia e a melhoria contínua faz parte do nosso jeito de ser.

Uma empresa sólida

Nossos valores são a base que orientam todas as ações da Veracel. Nosso planejamento estratégico define os rumos da empresa até 2022 e tem conexão com a nossa cultura organizacional, que evidencia o nosso jeito de ser.

O nosso jeito de ser
Nossa cultura é baseada em cinco pilares:

junto com as pessoas que trabalham conosco cuidamos de nossa segurança, para sermos mais fortes

ética e responsabilidade caminham juntas e orientam nossa relação com a natureza, comunidades, com tudo o que nos cerca

juntos, tornar o caminho para o sucesso um ciclo virtuoso no qual somos protagonistas, com forte sentimento de pertencimento, fazendo de nós pessoas cada vez melhores

juntos, o compromisso com a entrega, a excelência e a inovação impulsionam nossos resultados para além da expectativa

juntar a capacidade de ouvir com a de argumentar nos mais diversos contextos garante transparência e tratamento justo

NOSSO PROCESSO PRODUTIVO

01. Práticas Florestais sustentáveis

Mais de 2000 pessoas cooperam para a produção, plantio, cultivo e colheita do eucalipto. Tudo isso é feito com qualidade, segurança e seguindo as melhores práticas de manejo florestal, preservando o meio ambiente e as comunidades dos municípios onde atuamos.

A Veracel disponibiliza para venda às serrarias e industrias madeireiras da região de influência da Veracel um volume de madeira de eucalipto do seu processo produtivo. Para saber mais clique aqui.

02. Produção industrial com eficiência e qualidade

A madeira de eucalipto é levada para a fábrica. Depois de lavada, é cortada em cavacos (pequenos pedaços de madeira). Os cavacos ainda passam por peneiras para separar frações os que não vão para o processo de cozimento e são colocados na pilha de biomassa, utilizada para a produção do vapor e da energia que abastece a fábrica. Os cavacos selecionados nas peneiras vão para o cozimento no digestor. Ao final, temos a polpa de celulose de cor marrom. A polpa marrom segue para o processo de lavagem, branqueamento e secagem para retirar o excesso de água. Depois de seca, é cortada e embalada para transporte.

03. Celulose da Bahia para o mundo

Toda produção de celulose da Veracel é transportada em caminhões até o Terminal Marítimo de Belmonte, que fica a 60km da fábrica. De lá, seguem em navios barcaça para o Portocel, no Espírito Santo, de onde vai para diferentes fábricas no exterior.