Uso da metodologia Lean Seis Sigma otimiza processos de compras na Veracel

Metodologia ajuda na gestão eficiente de negócios impulsionando o desempenho
Para alcançar a excelência é preciso aperfeiçoar processos continuamente e entregar soluções mais efetivas. E para tanto, a ferramenta Lean Seis Sigma tem sido adotada na empresa desde o ano passado. Em 2019, cerca de 150 pessoas foram capacitadas e vários projetos de melhoria já apresentaram os primeiros resultados.

O projeto de Green Belt do analista de compras David Soares foi desenvolvido para aprimorar o processo de compras da empresa. Tudo começou com a revisão dos procedimentos e, a partir daí, várias ferramentas do Lean Seis Sigma foram utilizadas e os resultados já começaram a aparecer. “De forma prática, conseguimos reduzir o volume de compras com dispensa de concorrência, otimizar o tempo necessário para concluir uma aquisição, além de adequar os níveis de estoque”, pontua David.
Além dos ganhos para o processo, David destaca a oportunidade de trabalhar em equipe e o aprendizado. “Juntos, foi possível conhecer mais sobre os processos entender as dificuldades e construir soluções”.
O Lean Seis Sigma

A certificação na metodologia Lean Seis Sigma é uma ferramenta valiosa para os profissionais que querem abraçar a mudança, fazer diferente e gerar melhores resultados para a empresa. Os belts, profissionais certificados na metodologia Lean Seis Sigma, são os agentes da mudança. Eles são classificados em White, Yellow, Green, Black e Master Black Belt. Cada cor mostra uma graduação no nível de conhecimento das ferramentas e métodos utilizados.

O que se espera alcançar é o aumento no nível de engajamento das equipes, desenvolvimento da capacidade de liderança, a padronização de processos, redução de custo e, principalmente, a excelência operacional na empresa.
O desenvolvimento do Lean Seis Sigma na Veracel é uma iniciativa da jornada Valor, do Planejamento Estratégico.