Veracel apresenta iniciativas socioprodutivas que beneficiam comunidades da sua área de atuação

Para marcar os seus 21 anos de aprendizados e sinergias no Extremo Sul da Bahia, a Veracel irá promover, no dia 2 de agosto, a Mostra de Iniciativas Socioprodutivas. 

Socioprodutivas 
O evento, que será realizado no Senac Porto Seguro, é uma oportunidade para que a comunidade possa divulgar suas conquistas e caminho construído, de forma coletiva, para a geração de renda e para o exercício da  cidadania. O evento é aberto ao público, de 10h às 20h, no Senac de Porto Seguro.
Na mostra serão expostos os produtos resultantes de projeto de agricultura familiar, uso múltiplo da madeira e de artesanato, assim como a atuação de associações e iniciativas produtivas socioambientais, sempre com foco na geração de renda e adequação socioambiental.
Agricultura familiar – Os Projetos Roça do Povo e Agrovida, que beneficia, 76 famílias do distrito de União Baiana, município de Itagimirim e 20 famílias do distrito de Ponto Central, município de Santa Cruz Cabrália, respectivamente, são duas iniciativas que já geram renda para a comunidade e serão apresentados na Mostra.
Uso múltiplo da floresta – Outras três parcerias da empresa que garantem o uso múltiplo do eucalipto na produção de artesanato, de caixas de frutas, móveis e madeiras para a construção civil também farão parte da Mostra do próximo dia 2. O Formas da Natureza incentiva a produção de artesanato de madeira de eucalipto em substituição ao de madeira nativa, envolvendo artesões de Mascote, Santa Cruz Cabrália e Itabela. Já o Termo de Compromisso assinado com duas associações de serrarias de Itabela e de Eunápolis, suprindo a demanda de madeira de 21 serrarias dos dois municípios.
O uso múltiplo das florestas envolve ainda a disponibilização do pasto apícola de suas áreas de plantio beneficiando  quatro associações de apicultores da região: Associação dos Apicultores de Eunápolis (ASOAPE), Associação dos Apicultores de Itagimirim (AAPITA), Associação Apícola de Itabela (APISBELA) e Associação de Apicultores e Meio Ambiente de Guaratinga (ASAPMAG).
Mulheres chefes de família – As comunidades de Barrolândia (Belmonte) e Guaratinga estarão representadas na Mostra com a participação dos projetos Oficina de Bordados e Oficina de doces, Corte de Costura, que beneficiam 20 mulheres em cada um dos municípios.
Comunidades tradicionais – As comunidades indígenas levarão sua produção artesanal e uma iniciativa de etnoturismo para apresentar ao público presente na mostra.

Mostra de Iniciativas Socioprodutivas
Data: 02 de agosto (quinta-feira)
Horário: das 10h às 20 h
Local: SENAC Porto Seguro – Av. Village, 287 – Taperapuan – Porto Seguro
(pela estrada da orla entrar no trevo do Village , em frente à barraca de praia do Paulo)
Telefone: (73) 3012 – 2047