Veracel Celulose está entre as melhores empresas para trabalhar do agronegócio no ranking da Great Place to Work

Veracel Celulose está entre as melhores empresas para trabalhar do agronegócio no ranking da Great Place to Work

O levantamento avaliou 111 companhias do setor em todo o país e foi divulgado pela primeira vez em parceria entre a GPTW, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a revista Globo Rural

 

 

A Veracel Celulose, indústria que atua na região da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, está entre as melhores empresas para trabalhar no setor de agronegócio, segundo a pesquisa Great Place To Work (GPTW), consultoria global que avalia e certifica ambientes de trabalho em mais de 60 países. Ao todo, o levantamento avaliou 111 empresas que, juntas, somam 78.476 funcionários, e a Veracel ficou entre as 30 melhores, na 13ª posição.

 

O Top 30 foi composto por dez empresas de grande porte e 20 foram enquadradas como pequenas ou médias (avaliadas de acordo com o faturamento das companhias). O ranking foi divulgado pela primeira vez em parcercia exclusiva firmada entre GPTW, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e a revista Globo Rural. A metodologia de análise utilizada, nesta edição, inclui uma fase quantitativa, em que os colaboradores respondem a um questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pelas empresas.

 

Para Andreas Birmoser, diretor presidente da Veracel, “estar entre as melhores empresas para trabalhar, no setor, é o reconhecimento de que estamos no caminho certo ao atuarmos sempre com responsabilidade, segurança e disciplina, priorizando o bem-estar de todos os nossos colaboradores”. O executivo ressalta, além disso, o papel da Veracel na região onde atua. “Temos consciência do nosso papel para o desenvolvimento regional e do impacto do nosso negócio na vida das pessoas, tanto dos nossos colaboradores quanto das comunidades do entorno”, afirma.

 

Construção contínua

 

De acordo com o diagnóstico do clima organizacional da GPTW, o índice de confiança dos colaboradores da Veracel evoluiu de 83% em 2018 para 89% em 2019. O acompanhamento dos resultados é feito de perto pela equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e também por toda diretoria da companhia.

 

“A metodologia do Great Place to Work é uma ferramenta que apura preciosas informações sobre como podemos atuar de maneira sempre melhor em relação aos colaboradores e também sobre como eles podem melhorar a empresa, fortalecendo a estrutura da companhia de maneira sólida e contínua e viver cada vez mais o nosso propósito que é – ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida. É uma via de mão dupla”, diz Dienane Brandão, gerente de DHO da Veracel.

 

Segundo a especialista, a empresa busca através do seu pilar da cultura, Diálogo, ter uma comunicação com transparência e escuta ativa presando sempre pelo respeito mútuo como a matriz de toda a gestão. Isso engaja os colaboradores e faz com que os programas internos sejam mais efetivos e alcancem a todos, em todas as áreas da empresa, promovendo melhorias contínuas.

 

“Em 2019, adotamos o trabalho remoto para as áreas administrativas. Isso foi fruto da escuta aos colaboradores para a melhoria da qualidade de vida”, conta Dienane. “Implementamos também ações de desenvolvimento individual e outras iniciativas, como a definição de metas, a instituição de comitês de mérito e de reconhecimento, além do modelo de gestão de carreira e sucessão. Todas essas ações, que fazem parte do processo que chamamos de Ciclo de Gente, facilitam o alcance de resultados diferenciados na empresa e contribuem para que os profissionais alcancem seus objetivos de carreira e estão diretamente ligadas ao Planejamento Estratégico da Veracel através da Jornada Protagonistas.” Neste ano, os avanços estão no Programa de Qualidade de Vida e na adoção de práticas de inclusão e de promoção da diversidade.

 

Desde o início da pandemia, a atuação da Veracel também se destaca pela agilidade e pela eficiência em orientar e proteger os  colaboradores.  A companhia foi uma das pioneiras do setor a alterar as rotinas de trabalho, contemplando todas as áreas da empresa. Vale destacar que o setor de celulose, por seu papel fundamental no combate aos efeitos da disseminação da Covid-19, segue operando durante a quarentena.

 

As iniciativas implementadas têm por objetivo apoiar, orientar e engajar os colaboradores nesse período e estão inseridas dentro de um conjunto integrado de ações da Veracel. A companhia engajou ainda um grupo de parceiros que inclui outras empresas, autoridades, universidades e organizações sociais e estabeleceu um conjunto de medidas para apoiar a sociedade no combate à pandemia. Essas ações externas estão voltadas para as comunidades, especialmente as mais vulneráveis, da área de atuação da empresa e fazem parte do cuidado da Veracel com a região onde atua, a Costa do Descobrimento, na Bahia, além de abranger também outras regiões do estado.

 

Para Birmoser, sempre há espaço para crescer e melhorar. “Sabemos que podemos ser mais inclusivos e nos fortalecermos à medida em que alcançarmos maior diversidade. Estamos trabalhando nesse objetivo. Afinal, a beleza da sustentabilidade é que o melhor resultado é feito por diferentes visões, e o sucesso só existe se for compartilhado”, afirma o diretor presidente.

 

Sobre a Veracel Celulose

 

Fundada em 1991, com início da produção de celulose em 2005, a Veracel Celulose é fruto da parceria entre duas empresas grandes no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso, que compartilham o controle acionário da companhia, detendo, cada uma, 50% das ações. Localizada em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em 11 municípios da região. Com uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas, a empresa gera 3.191 empregos próprios e de terceiros.

 

A Veracel Celulose tem compromisso com as pessoas – colaboradores, parceiros e comunidades. A empresa busca sempre contribuir com a qualidade de vida regional, a partir do apoio e do desenvolvimento de ações culturais, sociais econômicas que beneficiam a região. Além disso, a preocupação com a conservação ambiental faz parte da agenda de sustentabilidade da companhia.

 

Informações para a imprensa:

Ariane Cordeiro (11) 3185-9932 ariane.cordeiro@fleishman.com.br

Adriana Vera e Silva (11) 3185-9929 adriana.vera@fleishman.com.br

Lia Mara Sacon (11) 3185-9922 liamara.sacon@fleishman.com.br