Veracel contribui para implantar uma nova realidade rural no Sul da Bahia

Projeto de agricultura familiar da Veracel traz mais oportunidades para moradores da região.

Graças ao apoio da Veracel, vinte e cinco agricultores de uma pequena comunidade do Sul da Bahia, estão tendo a oportunidade de cultivarem um “novo mundo” para si e para as suas famílias. Eles são moradores do distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, e fazem parte do Projeto Agrovida da Veracel, que incentiva o desenvolvimento da agricultara familiar na região.
O Projeto Agrovida foi idealizado pela Veracel como solução para as áreas de recuo do plantio de eucalipto próximas à comunidade, criando oportunidades de geração de renda para seus moradores. Além de estimular a formação de uma associação que represente as famílias assistidas pelo projeto, a empresa ainda disponibilizou uma área, em regime de comodato, para que estes agricultores possam desenvolver suas atividades agrícolas.
Desde que chegou à comunidade, em 2014, o Projeto Agrovida já gerou forte engajamento dos moradores de Mundo Novo. Com uma população de cerca de 800 habitantes e uma economia baseada na pecuária de corte e no trabalho com cerâmica (telhas e blocos), a agricultura familiar surge como uma nova oportunidade de geração de renda entre os moradores. “Essa é um das melhores coisas que já aconteceram para nós. E estou muito feliz com tudo isso. Estamos tendo a oportunidade de plantar e colher o nosso próprio sustento. Isso sim, dignifica o homem”, afirma o agricultor Valdomiro Bernadino Rocha, 66 anos, considerado um dos moradores mais antigos da comunidade.
Além de disponibilizar as terras e insumos para o plantio, cada um dos agricultores participantes do projeto, teve ainda suporte técnico da CEPLAC (Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira) e participou de oficinas de capacitação sobre Escolha e Preparo do Solo; Calagem e Adubação; Preparo de Manivas para o Plantio; Métodos de Controle de Pragas e Ervas Daninha, assim como questões relacionadas à promoção de Associativo Rural e Cooperativismo.
Para o presidente da Associação Comunitária de Mundo Novo, Carlos Mendes, desde que esta parceria com a Veracel foi iniciada a comunidade passou por grandes avanços. “Antes a associação passava por um descrédito devido a projetos que não eram concluídos, mas com o projeto Agrovida foi diferente. A empresa adubou, forneceu insumos, treinamento e acompanhamento técnico e já plantamos diversos produtos. Agora, vamos poder abrir conta em banco e até buscar financiamentos para futuros projetos”, comentou esperançoso.
De acordo com a especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Bianchi, o projeto ainda está em fase de implantação e o sucesso dele será resultado do empenho de cada uma das partes envolvidas. “Estamos criando condição para que estes agricultores possam utilizar a produção destes gêneros para a melhoria da qualidade de vida de suas famílias. Para isso, o comprometimento de todos é fundamental”, explica a especialista.
Campo fértil para novas práticas – Considerado uma experiência metodológica de sucesso, o Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade, fornecimento de alimentos para a merenda escolar e instituições do município. Iniciado em 2009, na comunidade de Ponto Central, distrito de Santa Cruz Cabrália, sua metodologia já está sendo reproduzida no distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, e implantada no município de Itagimirim. A proposta é ainda estendê-lo para outras comunidades da região.