Veracel é premiada em duas modalidades no 9º prêmio FIEB de Desempenho Ambiental

No dia 21 de julho, em uma cerimônia que reuniu convidados, autoridades e representantes de empresas de diversos setores, a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), apresentou os ganhadores do 9º prêmio de Desempenho Ambiental da Bahia.

Nesta 9ª edição, das 13 empresas concorrentes, a Veracel Celulose foi selecionada pela comissão julgadora em duas categorias: Educação ambiental e Produção Mais Limpa por meio dos estudos de caso do Programa de Educação Ambiental da Veracel e a Gestão de Resíduos Sólidos da empresa, respectivamente.
Segundo Irundi Edelweiss, um dos organizadores do evento e integrante do Conselho de Meio Ambiente da Fieb, esse prêmio é uma grande forma de reconhecer os trabalhos feitos pelas empresas. “O prêmio Fieb, busca o fortalecimento da consciência ambiental existente nas empresas. Ele promove o reconhecimento e o incentiva para que as empresas façam – continuem fazendo – ações socioambientais, associadas ao fortalecimento das políticas de gestão”.
Para Renato Carneiro, gerente de Sustentabilidade da Veracel que representou a empresa no evento, esta premiação legitima as ações promovidas pela empresa na Costa do Descobrimento, buscando desenvolvimento sustentável. “Esta é a primeira vez na história do prêmio que uma empresa vence em duas modalidades. Isso é muito gratificante, pois só reforça o compromisso da Veracel em promover o equilíbrio econômico, social e ambiental nas comunidades de sua área de atuação”, afirmou. 

Gestão responsável de resíduos

A Veracel Celulose apostou em um sistema de recuperação de resíduos sólidos industriais e implantou uma unidade de tratamento desde o início de suas atividades em parceria com a empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico Ltda.. Tratar os resíduos industriais gerados no processo de fabricação de celulose de forma a reduzir o material encaminhado para aterro industrial, favorecer a reciclagem e ao mesmo tempo gerar emprego e renda para a região são as principais diretrizes da gestão de resíduos praticada pela Veracel. Além de gerar emprego e renda, o programa oferece à região Extremo Sul da Bahia, com grande vocação agrossilvopastoril, dois produtos licenciados de alta qualidade: o humo ativo, adubo orgânico de comprovada eficácia no enriquecimento do solo, e três tipos de cinzas que substituem o calcário na correção de acidez do solo, reduzindo a dependência do mineral e os custos do produtor rural. Em 2010, mais de 80% dos resíduos gerados foram reciclados. 

Educar pensando nas gerações futuras

Educar para a transformação, a participação e o compromisso dentro de uma visão sistêmica e transdisciplinar da questão ambiental, tendo como polo irradiador o patrimônio natural do bioma mata atlântica. O programa de Educação Ambiental da Veracel busca este objetivo, tornando a Mata Atlântica um ativo das comunidades locais e uma herança para as gerações futuras. Por meio de ações educativas nos municípios de Eunápolis, Canavieiras, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Mascote, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. O pólo irradiador das ações socioambientais, pela sua importância como um dos maiores patrimônios naturais brasileiros, é a Estação Veracel reconhecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) constituindo-se também como um Sítio do Patrimônio Mundial Natural, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em 2010, 13.559 alunos beneficiados, envolvendo 416 professores de 46 escolas contempladas e 20 instituições da sociedade envolvidas.