Home > Direitos Humanos
Na Veracel, acreditamos que o respeito aos Direitos Humanos é essencial para construir um futuro sustentável e justo. Alinhados aos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGPs), colocamos a dignidade humana no centro de nossas operações, guiando nossas ações com equidade, justiça e integridade.
Nosso compromisso é proteger, promover e, se necessário, reparar possíveis impactos aos direitos humanos em todas as nossas relações. Este compromisso abrange colaboradores, fornecedores, comunidades locais, povos indígenas e outros grupos tradicionais. Adotamos práticas responsáveis e sustentáveis para erradicar o trabalho forçado – infantil ou obrigatório – em toda a nossa cadeia de operação, incluindo fornecedores e parceiros, fazendo nossa parte para garantir um ambiente seguro, inclusivo e livre de discriminação para as pessoas da comunidade em que estamos inseridos. Queremos ir sempre além, contribuindo ativamente para uma sociedade mais justa e sustentável.
Com uma abordagem proativa, estamos aprimorando continuamente nosso processo de devida diligência com o objetivo de identificar, prevenir, mitigar e remediar quaisquer possíveis impactos adversos que possam ser identificados em nossas operações. Reforçamos práticas de governança, promovemos a conformidade e mantemos um diálogo contínuo com partes interessadas. Complementamos essas ações com iniciativas de Investimento Social Privado (ISP), que atendem às necessidades específicas de grupos vulneráveis, promovendo soluções duradouras e sustentáveis em nossas áreas de atuação.
Reconhecemos que a identificação dos problemas e a sua reparação é um componente essencial na promoção dos direitos humanos. Para isso, oferecemos mecanismos acessíveis e confiáveis para tratar reclamações e denúncias, garantindo que eventuais violações sejam enfrentadas com justiça, transparência e responsabilidade.
Este manifesto reflete a nossa determinação de liderar pelo exemplo, impulsionando mudanças positivas e sustentáveis. Juntos, construímos um futuro em que dignidade, justiça e igualdade são pilares inabaláveis para o bem-estar de todas as pessoas.
A integração dos direitos humanos à estratégia de negócios é uma das principais frentes da Veracel para fortalecer a resiliência social e a confiança no território.
Em 2025, realizamos uma Avaliação de Impacto em Direitos Humanos (AIDH) conduzida pela consultoria internacional Anthesis, referência global em sustentabilidade. O estudo envolveu visitas de campo, entrevistas com mais de 250 participantes, incluindo colaboradores, fornecedores e comunidades locais e tradicionais, e analisou as operações da empresa em 11 municípios da Bahia e áreas parceiras em Minas Gerais.
A avaliação, conduzida com base nos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, confirmou que a Veracel apresenta gestão de riscos em todas as dimensões avaliadas, com boas práticas reconhecidas em diversidade, segurança e diálogo comunitário. Na avaliação, foram identificadas oportunidades de melhoria e elas serão tratadas de forma adequada.
Práticas
Nossas práticas consolidam um modelo de governança territorial baseada em direitos humanos, no qual a confiança, a transparência e o diálogo permanente funcionam como mecanismos de prevenção e de resiliência comunitária.

Respeito a territórios tradicionais e cultura local, com reconhecimento público da FUNAI pela postura de diálogo contínuo e não confrontacional da empresa.
A relação com os povos indígenas do sul da Bahia é pautada em presença e escuta ativa. Mantemos diálogo contínuo com mais de 30 aldeias com projetos voltados à educação, esporte, saúde, infraestrutura e geração de renda.
Parcerias de longa data incluem apoio a eventos como os Jogos Indígenas Pataxó e o festival Aragwaksã; o programa “Educação é Vida”, que há mais de 11 anos doa materiais escolares, amplia salas de aula e melhora infraestrutura.

Avanços em diversidade, equidade e inclusão, apoiados por políticas internas e uma comissão específica dedicada ao tema.
Nosso reconhecimento no ranking nacional de Diversidade da Great Place to Work (GPTW) é reflexo de práticas concretas de inclusão. Promovemos turmas de capacitação para operadoras de máquinas florestais e cursos de mentoria voltados para o desenvolvimento profissional feminino, além de programas voltados para públicos 50+, primeira infância, étnico‑racial, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e jovens potenciais.
Acreditamos que diversidade atravessa nosso jeito de ser e queremos que todas as pessoas tenham voz e oportunidades.

Práticas robustas de saúde e segurança ocupacional, com redução significativa de acidentes e protocolos avançados na cadeia de valor.
Cuidado com quem faz a Veracel: A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) reúne anualmente nossos mais de 3 mil colaboradores(as) diretos e indiretos em atividades que reforçam o cuidado consigo e com o outro. A programação inclui palestras, momentos de reflexão e uma Feira da SIPAT, em que todos(as) podem checar como está a saúde, participar de gincanas e testes de percepção de risco.
Para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tratar desses temas internamente gera impacto positivo na região, alcançando cerca de 9 mil pessoas quando se considera as famílias de cada colaborador(a).

Gestão colaborativa de questões fundiárias, com acordos e soluções participativas junto a assentamentos rurais, fortalecendo o acesso à terra e o desenvolvimento agroecológico.
Por meio do Projeto de Assentamentos Agroecológicos, investimos na estruturação e capacitação de comunidades rurais desde 2013. Um exemplo recente é a inauguração de uma “packing house” na Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (APRUNVE), no sul da Bahia: a estrutura permite beneficiar frutas e hortaliças, agregar valor e reduzir perdas, melhorando a renda das famílias.
O projeto atende mais de 900 famílias com capacitação em agroecologia, fornecimento de infraestrutura básica e apoio à consolidação das iniciativas.

Respeito a territórios tradicionais e cultura local, com reconhecimento público da FUNAI pela postura de diálogo contínuo e não confrontacional da empresa.

Práticas robustas de saúde e segurança ocupacional, com redução significativa de acidentes e protocolos avançados na cadeia de valor.

Gestão colaborativa de questões fundiárias, com acordos e soluções participativas junto a assentamentos rurais, fortalecendo o acesso à terra e o desenvolvimento agroecológico.
Mais do que um requisito de conformidade, os direitos humanos são tratados pela Veracel como infraestrutura social para o desenvolvimento sustentável, assegurando que as parcerias público-privadas se mantenham legítimas, duradouras e produtivas para todos os atores envolvidos.
Como fazemos

Toda relação parte do reconhecimento das identidades culturais, modos de vida e formas de organização social das comunidades do território. Mantemos uma comunicação livre, prévia, informada e de boa-fé, sempre conduzida em comunicação acessível e respeitando os tempos, práticas e modos próprios de cada comunidade. Nosso objetivo é garantir que direitos, expectativas e oportunidades sejam considerados em cada decisão da empresa, reforçando um relacionamento baseado na confiança mútua e no entendimento.

Mais do que resolver situações pontuais, a Veracel busca prevenir conflitos, fortalecer a confiança e promover o diálogo constante com as comunidades do território. Cada diálogo é uma oportunidade de aprendizado e de construção conjunta de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável do território e a convivência harmoniosa, respeitando os tempos, práticas e modos próprios dessas comunidades, assegurando que suas demandas, expectativas, direitos e oportunidades sejam incorporados nos processos decisórios. Cuidar das relações é parte do nosso compromisso com o futuro.
A Veracel integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em sua estratégia de negócios, contribuindo ativamente para a construção de um futuro mais justo e sustentável. Cada um dos ODS destacados abaixo está presente em nossas operações, projetos e iniciativas no território. Para conhecer em detalhes nossas ações, metas e resultados, acesse nosso Relatório de Sustentabilidade.
RELATÓRIOS PRODUZIDOS DESDE 2005 PARA DOWNLOAD
Relatório de Sustentabilidade 2024
(atualizado em 30/6/2025)
Relatório de Sustentabilidade 2023
Relatório de Sustentabilidade 2022
Relatório de Sustentabilidade 2021
Relatório de Sustentabilidade 2020
Relatório de Sustentabilidade 2019
Relatório de Sustentabilidade 2018
Relatório de Sustentabilidade 2017
Relatório de Sustentabilidade 2016
Relatório de Sustentabilidade 2015
Relatório de Sustentabilidade 2014
Relatório de Sustentabilidade 2013
Relatório de Sustentabilidade 2012
Relatório de Sustentabilidade 2011
Relatório de Sustentabilidade 2010
Relatório de Sustentabilidade 2009
Relatório de Sustentabilidade 2008
Relatório de Sustentabilidade 2007

Na Veracel construímos o Nosso Jeito, uma maneira de pensar e de agir dentro e fora da empresa. Esse jeito Veracel está descrito e explicado em detalhes no Código de Conduta Veracel. O Código foi desenvolvido para que todos possamos saber como agir nas diversas situações que a vida profissional e pessoal nos apresenta, ou a quem recorrer quando tivermos dúvidas sobre o que pode porventura estar fora das práticas de Boa Conduta aceitas pela Veracel.