Putumuju

Translate this page with Google Translator

Putumuju – Centrolobium microchaete (Mart. ex Benth.) H.C.Lima

Família: Fabaceae Floração: Novembro a Março
Frutificação: Março a Agosto
Distribuição geográfica: Acre, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Domínios fitogeográficos: Amazônia, Mata Atlântica
Formações vegetais: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)

O putumuju (Centrolobium microchaete) é uma arvore de grande porte, frequentemente alcançando de 20 a 30 metros de altura, com tronco reto, cilíndrico e casca escura. Sua copa é ampla e bem distribuída, suas folhas são compostas imparipinadas, formadas por 15 a 20 pares de folíolos alternos ou opostos, de textura cartácea, com nervuras bem-marcadas.

As flores são pequenas, de coloração amarela, reunidas em panículas terminais que podem atingir até cerca de 30 cm de comprimento, conferindo à espécie um aspecto ornamental durante o período reprodutivo. Os frutos são alados, que varia de 5 a 12 cm de comprimento, apresentando espinhos aderidos ao núcleo seminal e contendo uma ou duas sementes. A espécie é heliófita e atua como secundária inicial, desempenhando papel importante na recomposição da estrutura florestal em áreas degradadas.

Sua madeira tem duas cores bem características: a parte mais externa é branco-amarelada, enquanto o centro do tronco varia de amarelo forte a castanho-avermelhado, com desenhos bem visíveis. É uma madeira pesada e resistente e sempre foi muito valorizada. Por isso, foi muito usada na construção civil, na fabricação de barcos e móveis, o que acabou diminuindo bastante as populações naturais da espécie e contribuindo para que ela se tornasse ameaçada.

Klitgaard, B.B. 2015. Centrolobium in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. http://floradobrasil2015.jbrj.gov.br/FB18256
Embrapa. Araribá-Amarelo: Centrolobium microchaete. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1137297/arariba-amarelo-centrolobium-microchaete

Sobre a RPPN Estação Veracel

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.

Conheça mais sobre a RPPN Estação Veracel

Categories

Notícias relacionadas