Maçaranduba

Translate this page with Google Translator

Maçaranduba – Manilkara longifólia (A.DC.) Dubard

Família: Sapotaceae
Floração: Outubro a Janeiro
Frutificação: Junho a Julho
Distribuição geográfica: Bahia e Espírito Santo
Domínios fitogeográficos: Mata Atlântica costeira
Formações vegetais: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Restinga

A maçaranduba (Manilkara longifolia) é uma árvore endêmica da Mata Atlântica e do Brasil, de porte médio a grande encontrada principalmente nos litorais sul do nordeste. O tronco é reto, espesso, e a casca escura libera látex branco viscoso quando ferida. As folhas são simples, alternas, coriáceas, geralmente grandes, e ficam agrupadas no topo dos ramos. As flores são pequenas, de tonalidade clara, reunidas em fascículos (grupos) ao longo dos galhos e o fruto são bagas arredondadas, comestíveis, de polpa adocicada e muito apreciados pela fauna, sendo consumidos por: aves, macacos, morcegos frugívoros e mamíferos. A árvore é conhecida por sua madeira resistente e pela presença de látex abundante que protege a planta contra herbivoria e tem uso potencial na farmacologia natural.

A madeira da maçaranduba é altamente resistente, pesada e durável, com coloração castanho-avermelhada, muito utilizada historicamente para: Construções civis (vigas, batentes, assoalhos), mobiliário de alta resistência, além de embarcações e instrumentos.

A maçaranduba apresenta relevância ao ocupar nichos de solos arenosos costeiros e florestas úmidas de encosta, onde contribui para a estabilidade estrutural da floresta, oferece habitat e recursos para a fauna e integra florestas maduras e secundárias. Sua madeira é altamente valorizada na indústria e o látex desempenhou papel econômico localmente, o que levou à pressão sobre populações naturais, e atualmente a espécie é classificada como “Quase ameaçada”.

Almeida Jr., E.B. 2015. Manilkara in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. http://floradobrasil2015.jbrj.gov.br/FB14478
Almeida-Jr., Eduardo Bezerra de. Manilkara longifolia: morfologia, anatomia e ecologia da espécie. Tese, UFRPE, 2013. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/bitstream/tede2/4792/2/Eduardo%20Bezerra%20de%20Almeida%20Junior.pdf

Sobre a RPPN Estação Veracel

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.

Conheça mais sobre a RPPN Estação Veracel

Categories

Notícias relacionadas