Ingauçú – Tachigali sp
Essa espécie está sendo descrita em 2025, e pertence ao gênero Tachigali e família botânica Fabaceae.
Distribuição geográfica: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina.
Domínios geográficos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Formações vegetais: Campinarana, Cerrado (lato sensu), Floresta Ciliar ou Galeria, Floresta de Igapó, Floresta de Terra Firme, Floresta de Várzea, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Perenifólia, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Savana Amazônica.
As espécies do gênero Tachigali são árvores que podem variar de pequenas a grandes, com troncos lisos ou com aberturas naturais. Algumas vivem muitos anos e florescem várias vezes, enquanto outras florescem apenas uma vez antes de morrer. Elas podem apresentar raízes grandes e expostas, chamadas de sapopemas, que ajudam na sustentação. Seus galhos variam bastante, podendo ser lisos, com ranhuras ou levemente angulados.
As folhas são compostas por vários folíolos menores, dispostos ao longo de um eixo central. Esses folíolos podem ter diferentes formas (alongados, ovalados, estreitos), tamanhos e texturas (finos ou mais rígidos), com bordas lisas. A superfície pode ser lisa ou apresentar pelos finos.
As árvores podem ter estruturas chamadas estípulas, pequenas “abas” na base das folhas, que podem ser bem desenvolvidas ou quase invisíveis. As inflorescências (conjuntos de flores) nascem na ponta dos ramos ou nas laterais, formando cachos grandes ou mais soltos. As flores variam de brancas a amarelas ou alaranjadas, e também variam em tamanho. Possuem cinco pétalas e dez estames (parte masculina), e um ovário alongado (parte feminina). As pétalas podem ser lisas ou ter pelos.
Os frutos são finos e achatados, com formato oval, e se abrem quando amadurecem, liberando as sementes. As sementes são achatadas, leves e com tegumento fino, facilitando a dispersão pelo vento.
Lima, H.C. de 2015. Tachigali in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. http://floradobrasil2015.jbrj.gov.br/FB23195
Sobre a RPPN Estação Veracel
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.
