Pitangueira

Translate this page with Google Translator

Pitangueira — Eugenia uniflora L

Família: Myrtaceae
Floração: Agosto a Novembro
Frutificação: Outubro a Janeiro
Distribuição geográfica: Alagoas, Bahia, Sergipe,Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)
Domínios fitogeográficos: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa
Formações vegetais: Área Antrópica, Cerrado (lato sensu), Floresta Ciliar ou Galeria, Floresta Estacional Perenifólia, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial), Floresta Ombrófila Mista, Restinga, Vegetação Sobre Afloramentos Rochosos.

A pitangueira (Eugenia uniflora) é um arbusto ou pequena árvore, com altura que varia de aproximadamente 2 a 6 metros, dependendo da variedade e das condições de crescimento. As folhas são simples, opostas, ovais, brilhantes, as folhas novas frequentemente têm tons arroxeados ou cobre, adquirindo cor verde escura na fase adultas.

Quando esmagadas, as folhas liberam um aroma resinosa marcante, típico da família Myrtaceae.

As flores são pequenas, brancas, hermafroditas, com muitos estames, perfumadas e atraem abelhas. Já os frutos são bagas globosas com sulcos longitudinais (geralmente 7 ou 8), variando em cor entre laranja, vermelho, roxo ou quase negro. OS frutos têm polpa suculenta, levemente resinosa e sabor que pode ir de ácido a doce, e normalmente contêm uma ou duas sementes.

A pitanga é muito importante para a fauna: seus frutos são consumidos por aves, morcegos e outros animais que ajudam na dispersão de sementes. Também é valorizada como planta ornamental e para reflorestamento, por ser capaz de crescer em diferentes tipos de solo e tolerar luz direta. Além disso, a pitangueira tem uso medicinal tradicional, suas folhas são usadas para chás com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e hipotensivas. A fruta é rica em vitamina C e compostos fenólicos, e é consumida fresca ou processada para sucos, geleias, sorvetes e outros preparos.

Sobral, M.,Proença, C.,Souza, M.,Mazine, F.,Lucas, E. 2015. Myrtaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. http://floradobrasil2015.jbrj.gov.br/FB10560
Programa Arboretum. Pitanga (Eugenia uniflora). Disponível em: https://www.programaarboretum.eco.br/especie/166/pitanga

Sobre a RPPN Estação Veracel

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.

Conheça mais sobre a RPPN Estação Veracel

Categories

Notícias relacionadas