Quaresmeira – Pleroma granulosum (Desr.) D. Don
Família: Melastomataceae
Floração: Janeiro a Abril
Frutificação: Abril a Maio
Distribuição geográfica: Rio de Janeiro e São Paulo
Domínios Fitogeográficos: Mata Atlântica
Formação Vegetal: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
A quaresmeira (Pleroma granulosum) é uma espécie arbórea endêmica da Mata Atlântica e do Brasil, destaca por suas flores vistosas em tons de roxo e lilás, que costuma acontecer próximo à época da Quaresma, por isso o nome popular.
As árvores podem chegar a 6 metros de altura, com folhas simples e opostas, nervuras marcadas e textura áspera, a inflorescência forma-se em ramos com flores frequentemente arroxeadas ou lilases. Seus frutos são cápsulas secas, que se abrem liberando muitas sementes pequenas.
A quaresmeira é uma espécie muito visitada por abelhas nativas e beija-flores, que se alimentam do néctar e ajudam na polinização. A espécie contribui com a formação de solo fértil e regeneração natural em bordas de floresta da Mata Atlântica, fornecendo recursos para fauna e fazendo parte de comunidades vegetais de grande valor ecológico e conservacionista. É amplamente utilizada como ornamental, sendo valorizada por embelezar parques e ruas em regiões tropicais e subtropicais.
Guimarães, P.J.F. 2020. Pleroma in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (https://floradobrasil2020.jbrj.gov.br/FB603035).
Sobre a RPPN Estação Veracel
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel é uma unidade de conservação de proteção integral localizada em Porto Seguro (BA), dedicada à preservação da Mata Atlântica. Com cerca de 6.000 hectares, a RPPN abriga uma rica biodiversidade de plantas, aves, mamíferos e outros animais, além de desempenhar um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos e na manutenção dos serviços ambientais para a região. Aberta à pesquisa e à educação ambiental, a reserva é um exemplo do compromisso da Veracel Celulose com a sustentabilidade e a conservação da natureza.
